Mensagem de aviso

The service having id "pinterest" is missing, reactivate its module or save again the list of services.

 
  • Ali-Po Best carpet and upholstery cleaning in the Algarve
  • Aimcliff Properties Algarve

Passeios e Caminhadas no Algarve

Por Sun’s Dragon         

Hiking in the Algarve

Passear, caminhar ou divagar, chame-lhe o que quiser. A verdade é que o puro prazer de estar próximo da natureza do Algarve, com todas as suas lindíssimas paisagens, flora e fauna, é como estar no céu.

Via Algarviana

A Via Algarviana é um trilho pedestre recentemente inaugurado e com 260Km que se estendem desde Alcoutim, mesmo na fronteira com Espanha, até ao Cabo de São Vicente, onde as costas mais a Sul e a Oeste de Portugal se encontram na forma mais impressionante possível.

Este percurso tem algo para toda a gente: escolha a parte do trilho que deseja seguir e que lhe irá dar mais prazer. Existem montanhas para escalar – não são enormes, mas são interessantes – rios para atravessar e falésias para percorrer, bem como encostas onduladas, vales escondidos bem lá no fundo e vastos terrenos, encostas e charnecas.

O Algarve está repleto de pequenas aldeias pitorescas, algumas das quais são encontradas ao longo do caminho. Nenhuma parte do percurso é costeira, evitando assim todos os locais turísticos. Aqui só há campo, ar e prazer – todos no seu estado mais puro. Poderá encontrar um café ao longo do seu trilho onde possa desfrutar de alguma comida e vinho do Algarve – simples, mas divinal.

Walking in the Algarve

 

Quase certamente irá dar com um pastor com o seu rebanho de ovelhas ou cabras, algures pelo caminho. Estará em rumo de encontrar casas de campo típicas, com as paredes decoradas com azulejos da região e ramadas de buganvílias a forrar os típicos chalés portugueses e as suas vedações. Tudo está repleto de uma enorme variedade de cores, e o jasmim e o frangipani perfumam o ar com os seus incríveis aromas.

Mais Passeios

Muitas das Câmaras Municipais estão a organizar passeios nos seus territórios, pois perceberam que estas caminhadas são bastante populares entre os turistas – de fora e de dentro do país. Algumas Câmaras chegam mesmo a fornecer guias e os mapas antigos têm vindo a ser substituídos, estando os novos mapas disponíveis mais frequentemente. Escolha um passeio que se adeque a si e ao seu ritmo – faça uma caminhada em família ou opte por um percurso mais exigente.

Em janeiro e em fevereiro, as amendoeiras estão em flor e essa é uma visão lindíssima de se contemplar, com o clima perfeito – fresco, mas ensolarado – ideal para uma passeata.

Durante março e abril, as zonas rurais estão repletas de flores primaveris. Os coloridos pomares de laranjas e limões acrescentam sabor aos aromas, enquanto que os trevos cobrem abundantemente as encostas.

Ao longo do verão as azeitonas ainda jovens abundam nas oliveiras, enquanto que durante o outono os caminhantes irão dar com agricultores e aldeãos locais a usar longos paus para bater nos galhos e colher as azeitonas jovens para que sejam colocadas em salmoura.

Há um excelente guia de percursos pedestres, o "Guia de Trilhos no Algarve", editado pelo Turismo do Algarve. Além de mapas com os trilhos e de informação sobre as marcas neles existentes, o guia também dá imensa informação prática. Tem também informação sobre o terreno de cada zona, e ainda identifica a fauna e a flora que pode ser aí encontrada.

Existem vários grupos que se encontram uma vez por semana para dar um bom passeio num trilho planeado. Desde as caminhadas familiares até às mais exigentes, são muitos os participantes que também trazem consigo os seus cães. Todas as pessoas estão convidadas a juntar-se, por isso tire o pó às suas botas ou sapatilhas de caminhada e vamos lá pôr os pés a mexer.

Para encontrar a sua segunda casa ou mudar-se de vez para o Sul de Portugal, por que não procurar imóveis à venda no Algarve?

Artigo fornecido por Meravista

A Meravista é o maior portal de imóveis do mundo dedicado exclusivamente ao Algarve. Trazemos-lhe a mais avançada tecnologia de ponta de pesquisa, tornando muito simples a sua procura pelo imóvel perfeito no Algarve.

Veja mapas, classificados e detalhes das propriedades – tudo ao mesmo tempo
Mais de 300 detalhes padronizados de imóveis
Compare propriedades lado a lado
Grave as suas propriedades e pesquisas preferidas