Mensagem de aviso

The service having id "pinterest" is missing, reactivate its module or save again the list of services.

 
  • Ali-Po Best carpet and upholstery cleaning in the Algarve
  • Aimcliff Properties Algarve

Observar pássaros no Algarve, um privilégio para os ornitologistas

by Sun’s Dragon                  

Red crested porchard Algarve

O Algarve é um local fantástico para viver e observar a riqueza e diversidade de aves que por lá abunda. Estando Portugal localizado na ponta mais a Sul da Europa, torna-se no poiso ideal para as aves migratórias durante a primavera e o outono.

Este Algarvio

Parque da Ria Formosa – Pantanal

Graças à sua importância a nível internacional, a Ria Formosa está incluída na prestigiosa Convenção RAMSAR, um estatuto concedido apenas aos pantanais mais importantes do planeta. É também uma IBA (Important Bird Area, ou Área Importante Para as Aves), e encontra-se incluída nos locais especialmente protegidos da rede Natura 2000. Existem mais de 200 espécies de pássaros que visitam regularmente o parque.

As espécies que aqui se reproduzem incluem:

  Pato-de-bico-vermelho

  Garça-branca-pequena e Garça-vaqueira

  Caimão-comum

  Guarda-rios

As espécies migratórias que aqui se reproduzem incluem:

  Garça-imperial

Greater Flamingo - Algarve  Rouxinol

  Andorinha-do-mar-anã

As aves hibernantes incluem:

  Flamingo-comum

  Águia-pesqueira

  Petinha-ribeirinha

A Quinta do Ludo e a Quinta do Lago são áreas fantásticas com pantanais, florestas de pinheiros mansos, terrenos agrícolas e matagais. Aqui, as aves pernaltas incluem o Maçarico-de-bico-direito e o Borrelho-de-coleira-interrompida. O raríssimo Pato-de-bico-vermelho também pode ser encontrado aqui.

Na Fuseta, entre Faro e Olhão, podem ser encontrados os Flamingos-comuns e também as aves pernaltas hibernantes.

Short toed lark - eastern Algarve

Castro Marime Vila Real de Santo António são conhecidas como Reservas Naturais onde pode encontrar, entre muitos outros, o Alfaiate, o Pernilongo e a Andorinha-do-mar-anã. Esta é a única zona de procriação do país onde pode encontrar Calhandrinhas-comuns.

Oeste Algarvio

Sagres tem um pântano salgado que seca durante a primavera e o verão, onde poderá encontrar a Toutinegra-tomilheira. As restantes espécies encontradas aqui incluem o Sisão e o Alcaravão.

A Lagoa dos Salgados, outra zona designada IBA, é uma grande lagoa de água salobra, sendo um dos locais preferidos para o Zarro-castanho, a Garça-pequena e o Colhereiro, entre muitos outros.

A Ria do Alvor é um ponto de paragem para as aves pernaltas migratórias e hibernantes.

O Paúl de Lagos tem uma grande abundância de água doce e de caniçais. Durante a época de reprodução, irá encontrar aqui o Rouxinol-grande-dos-caniçais, e durante o inverno irá encontrar o Chapim-de-mascarilha.

Ferruginous duck - Algarve Portugal

Os ornitologistas vêm dos quatro cantos do mundo para desfrutar das imensas oportunidades para ver e documentar uma grande variedade de pássaros no Algarve. Ao fazerem do Algarve a sua casa permanente, podem desfrutar aqui da observação de pássaros ao longo de todo o ano.

Guia de Observação de Aves no Algarve

O ano passado, o Turismo do Algarve editou um excelente guia de 91 páginas intitulado Guia de Observação de Aves no Algarve. O guia está cheio de informação sobre as espécies que aqui se encontram, sobre como fazer observação de pássaros, os diferentes tipos de habitats, os parques nacionais existentes e ainda imensas fotos fantásticas.

Há ainda um panfleto de duas páginas especialmente feito para os turistas que se dedicam ao birdwatching ou à ornitologia, com fotografias excelentes de várias aves, bem como um mapa indicando todos os melhores lugares para a observação de cada espécie.

Se estiver a pensar em passar aqui uma parte do ano, porque não dar uma vista de olhos nos imóveis à venda no Algarve?

Artigo fornecido por Meravista

A Meravista é o maior portal de imóveis do mundo dedicado exclusivamente ao Algarve. Trazemos-lhe a mais avançada tecnologia de ponta de pesquisa, tornando muito simples a sua procura pelo imóvel perfeito no Algarve.

Veja mapas, classificados e detalhes das propriedades – tudo ao mesmo tempo
Mais de 300 detalhes padronizados de imóveis
Compare propriedades lado a lado
Grave as suas propriedades e pesquisas preferidas