Mensagem de aviso

The service having id "pinterest" is missing, reactivate its module or save again the list of services.

 
  • Ali-Po Best carpet and upholstery cleaning in the Algarve
  • Aimcliff Properties Algarve

Chaminés do Algarve: belas, excêntricas e únicas

Por Sun’s Dragon    

 

Algarve Chimney Decoration Portugal
 
Traditional Algarve Chimney Portugal Algarve Decorated Chimney Portugal Algarve Chimney Portugal
 

Quantos dias levou a sua chaminé?

Em tempos idos, o artesão contratado para construir a chaminé de uma casa nova perguntava ao dono desta: “Quantos dias?” Quanto mais complexo fosse o aspeto, mais tempo levaria a construir a chaminé, e maior seria o valor cobrado ao dono da casa. As chaminés eram símbolo de riqueza e prestígio na comunidade.

Sabia que…

A maioria das chaminés do Algarve se assemelham a minaretes, torreões ou pequenas mesquitas, mas que, na verdade, nada têm que ver com a ocupação por parte dos Mouros, de 711 a 1249 quando o Algarve era conhecido por Al Gharb?

Algarve Chimney Rooster Portugal Algarve Chimney Portugal

Peculiares, excêntricas e bizarras são apenas algumas das descrições dadas às lindíssimas chaminés ornamentadas do Algarve. A chaminé mais antiga ainda funcional foi construída em 1713 e encontra-se em perfeitas condições no cimo de um restaurante em Porches, uma área famosa pela olaria algarvia pintada à mão. Na base desta chaminé encontra-se a figura de uma mulher de mãos estendidas, pintada de amarelo e dentro de um círculo da mesma cor.

Hoje, as novas propriedades no Algarve ainda têm as típicas chaminés algarvias, apesar de hoje serem produzidas em massa e não sejam, na verdade, as obras de arte que eram antes. As próprias chaminés eram diferentes das restantes europeias, pois eram construídas de baixo para cima, da lareira até ao cimo da chaminé.

  Building With Chimneys Algarve Portugal Minimalistic Algarve Chimney Portugal

Chaminés tradicionais

Uma aldeia algarvia típica famosa pelas suas chaminés é Estoi, a qual tem também uma ponte romana, ruínas romanas e o famoso Palácio de Estoi. Portanto, esta é uma aldeia que vale a pena visitar por mil e um motivos.

Existe outro tipo de chaminé, chamada de saia, a qual existe apenas na zona de Monchique, uma área rural nas montanhas do interior do Algarve.

Saia Skirt Chimney Monchique Algarve Portugal Algarve Decorated Chimney Portugal

 

Artigo fornecido por Meravista

A Meravista é o maior portal de imóveis do mundo dedicado exclusivamente ao Algarve. Trazemos-lhe a mais avançada tecnologia de ponta de pesquisa, tornando muito simples a sua procura pelo imóvel perfeito no Algarve.

Veja mapas, classificados e detalhes das propriedades – tudo ao mesmo tempo
Mais de 300 detalhes padronizados de imóveis
Compare propriedades lado a lado
Grave as suas propriedades e pesquisas preferidas