Mensagem de aviso

The service having id "pinterest" is missing, reactivate its module or save again the list of services.

 
  • Ali-Po Best carpet and upholstery cleaning in the Algarve
  • Aimcliff Properties Algarve

Dicas para preparar a sua casa: receber visitantes e fazê-los voltar

Alguém está interessado em dar uma vista de olhos na sua propriedade e agendou uma visita. Fantástico! Estas dicas irão ajudá-lo a tornar a sua casa muito mais atrativa.

Preparar para receber visitantes

A viewable home

Cerca de uma hora antes de chegarem as visitas, percorra a sua casa e jardim e torne-o o mais arrumado possível. Lembre-se sempre de fingir que é um minimalista, mesmo que não o seja!

  • Arrume os brinquedos das crianças, e as crianças também. O mesmo se aplica aos brinquedos dos animais de estimação, às taças de comida e aos próprios animais.
  • Certifique-se de que as camas estão feitas, os lençóis e os cobertores estão lisos e as almofadas bem volumosas.
  • Certifique-se que todas as roupas e calçado são arrumadas e os cestos da roupa suja estão limpos ou escondidos.
  • Nunca tenha louça suja quando está para receber visitantes.
  • Limpe as bancadas da sua cozinha e lave o chão no último momento possível, para que estes estejam limpos e sem migalhas ou pó.
  • Home interior Portugal
    Certifique-se que o interior do seu fogão e micro-ondas estão limpos.
  • Arrume os jornais e as revistas. Deixe um livro bem brilhante e visível em cima da mesa da sala de estar, preferencialmente um sobre a sua zona.
  • Arrume todos os itens espalhados: papelada, canetas, comandos de televisão, chaves, etc.
  • A não ser que tenha piaçabas e acessórios de casa de banho de luxo, arrume tudo isso.
  • Certifique-se que as toalhas estão limpas, sem vincos e devidamente penduradas nos toalheiros. Não deixe toalhas molhadas a secar nas prateleiras ou nas portas. O mesmo se aplica aos tapetes de banho: estes devem estar limpos, ter um aspeto novo e ajudar a acrescentar beleza à decoração da casa de banho.

Segredos profissionais para mostrar a sua casa

Os agentes imobiliários e as empresas profissionais que preparam casas e empreendimentos de casas modelo para que possam receber visitas, têm alguns truques na manga para tornar uma casa ainda mais apelativa. Experimente algumas destas dicas:

Flowers for home viewing

  • Coloque flores cortadas de fresco num vaso em cima da mesa de jantar, ou numa mesa de suporte antes da chegada dos visitantes.
  • Borrife a casa com um purificante de ar com um aroma suave. Escolha algo genérico, tal como “brisa do mar” ou “limão fresco”. A última coisa que precisa é de borrifar algo intenso, tal como rosa ou patchouli, ou de vir a descobrir que um visitante detesta o aroma de jasmim. Acenda uma ou duas velas perfumadas, especialmente se os visitantes vierem mais ao fim do dia.
  • Abra todas as persianas e cortinas, mesmo nos quartos de hóspedes. Quando mais luz deixar entrar, melhor aspeto terá a sua casa. Se estiver um lindo dia, abra as janelas. Se estiver frio lá fora, ligue o aquecimento para que a sua casa esteja quente e convidativa.
  • Nos quartos e áreas mais escuras, ligue a iluminação de realce, uma lâmpada de mesinha de cabeceira, as luzes da bancada da cozinha: qualquer coisa que torne os quartos mais quentes ou brilhantes.
  • Deixe uma cópia da brochura da sua casa num local evidente. Imprima cópias adicionais de algumas das melhores fotografias da sua propriedade e acrescente-as à brochura. Se as pessoas estiverem genuinamente interessadas, é bem provável que se lembrem da sua casa se puderem levar consigo cópias destes itens.
  • Cozinhe ou compre bolachas ou queques frescos para o agente e para os visitantes, e coloque à disposição algumas garrafas de água fresca, bem como um vinho branco e alguns copos. Informe o agente antecipadamente que este está à vontade para se servir. É mais um pequeno gesto que irá tornar muito mais memorável a visita à sua casa.

As coisas privadas devem permanecer privadas

Poderá parecer evidente, mas lembre-se de arrumar toda a papelada privada, tal como extratos bancários, informação de cartões de crédito, malas de mão, carteiras e joalharia. Apesar da maioria dos visitantes serem genuínos e estarem acompanhados por um agente, um anel numa mesinha de cabeceira poderá ser tentador para a pessoa errada. As pessoas que gostam de meter o nariz onde não são chamadas adorariam saber qual é o seu saldo bancário. Por isso, certifique-se que todos estes são arrumados com segurança.

Tem alguns itens muito pessoais numa gaveta de mesinha de cabeceira? A não ser que queira que os visitantes vejam essas algemas com pelo ou os cremes retardantes, talvez não seja má ideia guardá-los num local menos evidente!

Como lidar com visitantes

Portugal agent handing over the keys

A resposta é simples. Não lide com ninguém. Prepare a sua casa, dê uma chave ao agente e ponha-se a andar rapidamente!

Esta pode ser uma experiência traumática: ter estranhos a andar pela sua casa, a fazer comentários do que gostariam, ou não, de alterar no imóvel – ou pior ainda: a criticar os seus gostos. Alguns donos de casas ficam ofendidos e defendem-se, enquanto que outros têm tendência a mostrar falhas ou complicações, de forma a “serem justos” para os potenciais compradores, mesmo quando o assunto nem sequer tenha sido levantado. Compete aos compradores avaliar a propriedade e agendar um estudo: não lhes diga os aspetos negativos. Essa é a forma mais rápida de perder uma venda.

É por isso que muitos agentes experientes pedem aos vendedores que não se façam notar durante uma visita ao imóvel – seja ao não se intrometerem durante a mesma ou, melhor ainda, ao nem sequer estarem na propriedade e deixarem o agente levar os possíveis compradores a fazer uma visita à casa. Desde que o agente esteja completamente familiarizado com a casa e com a zona, e possa responder a todas as questões levantadas, esta é provavelmente a sua melhor opção.

Artigo fornecido por Meravista

A Meravista é o maior portal de imóveis do mundo dedicado exclusivamente ao Algarve. Trazemos-lhe a mais avançada tecnologia de ponta de pesquisa, tornando muito simples a sua procura pelo imóvel perfeito no Algarve.

Veja mapas, classificados e detalhes das propriedades – tudo ao mesmo tempo
Mais de 300 detalhes padronizados de imóveis
Compare propriedades lado a lado
Grave as suas propriedades e pesquisas preferidas