Mensagem de aviso

The service having id "pinterest" is missing, reactivate its module or save again the list of services.

Voltar para blogs

  • Ali-Po Best carpet and upholstery cleaning in the Algarve
  • Aimcliff Properties Algarve

CGEN 225x225 Block Home Page

GCEN General Currency Exchange Network

Adsense 225x225 for Blogs

Imóveis únicos no Algarve: a história de dois conventos

Por Almonds and Oranges

Erguendo-se sobre a vila de Monchique, no Algarve, na densamente arborizada serra com o mesmo nome, e mesmo à beira do Alentejo, encontramos uma ruína fascinante, a ser devorada pela natureza aos poucos, Enquanto isso, mais para este, na histórica Tavira, um imóvel semelhante está à venda, avaliado em 2.25 milhões de euros.

 

Convento de Nossa Senhora do Desterro

O concelho de Monchique é uma região frequentada por turistas encantados com as águas correntes do spa e com as casas tipicamente algarvias alinhadas ao longo das ruas empedradas da vila. Mas são poucos os que se atrevem a ir para além do centro da vila e a subir até à ruína de um convento Franciscano do século XVII, o Convento de Nossa Senhora do Desterro.

serra de Monchique

 

convento de nossa senhora do desterro
 

Este antigo e espetacular exemplo de arquitetura manuelina foi mandado construir pelo Vice-rei da Índia, Pêro da Silva, que, segundo se diz, terá plantado a enorme magnólia existente no terreno. Também se diz que Pero da Silva terá sido enterrado aqui, apesar de não haver vestígios da sua campa.

O grande terramoto de 1755 deixou o convento muito danificado e, depois da abolição das ordens religiosas, em 1834, as suas estátuas e peças do altar foram levadas para outras igrejas. Infelizmente, abandonado pelas autoridades, o que resta deste monumento histórico maravilhoso está a cair num estado de degradação cada vez maior.

   
O estilo manuelino do convento está gasto, mas ainda é percetível na sua alvenaria. O teto abobadado e muitos dos arcos da estrutura estão praticamente intactos. Ainda há azulejos suficientes para distinguirmos uma cena da última ceia numa das paredes interiores, e na parte superior de uma cruz em azulejo pintado a azul vemos vestígios do que foram, provavelmente, as 14 cenas da Via Sacra do Convento, um percurso de devoção introduzido pelos Franciscanos, que se tornou prática corrente na religião católica romana. cenas da última ceia
   
 
caminho para o convento de monchique

Atualmente, parte deste enorme edifício antigo é “ocupado” por um morador local; se a sua residência é oficial ou não, não sabemos. Ele é suficientemente amistoso e parece ser auto suficiente: cultiva os seus próprios produtos e partilha a sua casa com várias galinhas e, provavelmente, com um ou dois fantasmas também.  

O convento é acessível por estrada, mas terá uma sensação de realização muito maior se for a pé, serra acima: só a vista vale bem a pena o esforço.

Pode ver mais sobre o convento neste curto vídeo, filmado em 2013:

http://www.youtube.com/watch?v=KkUlNwCK4wk

via sacra no convento de monchique
     

Há uma surpreendente sensação de paz dentro das paredes do convento e, na tranquilidade da serra, rodeados por sobreiros seculares, é fácil imaginar como teria sido a vida na ordem religiosa residente há quatro séculos atrás.

Convento de Santo António

A este de Faro, na “Veneza do Algarve”, há uma oportunidade rara para comprar uma propriedade fabulosa. Construído em 1612 pelos monges Capuchinhos, o Convento de Santo António foi convertido numa residência particular em 1800 e, em 1994, foi cuidadosamente restaurado, tendo aberto ao público como hotel boutique de 8 quartos.

convento à venda em Tavira
 
   
convento de Santo António em Tavira

Situado apenas a 500 metros do centro histórico de Tavira, com vista para o Parque Natural da Ria Formosa, é o lugar ideal para atrair turistas. A autenticidade do convento foi preservada ao longo dos anos e o edifício foi bem conservado. Enquanto hotel, é um alojamento pitoresco e encantador.

O piso térreo e o primeiro andar têm acessos independentes.

 

 

imóvel raro à venda - convento em Tavira

 

Há três suítes localizadas no rés do chão, duas com um quarto e uma terceira com dois. Cada suíte tem a sua própria casa de banho. No primeiro andar há quatro quartos com casa de banho privativa, uma casa de banho comum, uma cozinha, uma despensa e uma capela.

Os claustros do século XVII do convento são uma verdadeira joia no centro do edifício; a galeria dos claustros serve de encantador terraço aos quartos do primeiro andar. No exterior, um antigo poço originalmente usado para rega, foi convertido em piscina.

 

suite do convento / hotel à venda em Tavirainterior do Convento de Santo António em TaviraO Convento de Santo António permitirá aos seus novos donos continuar a geri-lo enquanto negócio hoteleiro ou voltar a convertê-lo em distinta casa particular. Com Tavira a tornar-se rapidamente num dos destinos turísticos do Algarve mais populares, se tiver a sorte de ter 2.25 milhões de euros de a chocalhar no seu mealheiro, comprar este imóvel único poderá ser um excelente investimento.  

 

Mas o que aconteceu ao Convento de Nossa Senhora do Desterro?

O IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico) é o instituto público português que protege e que emite as leis e informação que definem o que é património nacional, e ainda como proteger os edifícios e monumentos com esse estatuto. .

De acordo com a Wikipédia, o Convento de Nossa Senhora do Desterro foi considerado património de interesse nacional em 1981, tendo sido registado com o número 70937. No entanto, o link já não é válido e a página do registo parece já não existir no site do IGESPAR. 

Um artigo publicado num jornal inglês regional, o The Algarve Resident, em janeiro de 2012, anunciava que, em 1985, o convento foi comprado aos seus proprietários privados pela Câmara de Monchique

interior do convento de Nossa Senhora do Desterro em Monchique

A Câmara abriu um concurso público para a reconstrução do edifício em 2003 e, em 2004, o IGESPAR aprovou um projeto para converter este monumento num hotel de luxo com 24 quartos e piscina. O projeto aprovado iria manter a fachada do convento e reter e recuperar as características originais do edifício. 

Mas, subitamente, os planos foram interrompidos. Os defensores do convento lançaram uma petição online, promovida pelo The Algarve Resident, mas essa petição só recolheu 207 assinaturas até à data. Será tarde demais para salvar este monumento histórico algarvio? E o que aconteceu ao seu registo de património histórico?

Até à data de elaboração deste artigo, a Meravista não conseguiu obter nenhuma atualização ou declaração por parte da Câmara de Monchique. Por que é que o anúncio da lista de imóveis de interesse histórico foi cancelado sensivelmente na mesma altura em que a Câmara tomou posse e obteve autorização para as obras de recuperação? 

Aparentemente, a Câmara de Monchique abandonou o projeto. E, enquanto este magnífico exemplo de património local se vai degradando com o passar dos anos, a pergunta que se impõe é: porquê? 

Trazido até si pela Meravista – o site onde as pessoas inteligentes pesquisam imóveis à venda no Algarve
Contacte a Meravista