Mensagem de aviso

The service having id "pinterest" is missing, reactivate its module or save again the list of services.

Voltar para blogs

  • Ali-Po Best carpet and upholstery cleaning in the Algarve
  • Aimcliff Properties Algarve

CGEN 225x225 Block Home Page

GCEN General Currency Exchange Network

Adsense 225x225 for Blogs

Otimistas àcerca de Portugal

por Almonds and Oranges

mapa de Portugal

Comparando Portugal com outros países da Europa, e tendo em conta os seus cerca de 92.000 quilómetros quadrados, é bastante mais pequeno que o Reino Unido (244.000 km2), a Itália (301.000 km2), a França (547.000 km2) e a sua vizinha Espanha (505.000 km2)

Em termos populacionais, Portugal também é relativamente pequeno. Tem apenas 10.5 milhões de habitantes, 500.000 dos quais têm a sorte de viver nos 4.994 km2 do Algarve. Isto é esmagador, se tivermos em conta que Londres, a capital de Inglaterra, tem 8.4 milhões de pessoas em apenas 1.577 km2; fazendo as contas, são cerca de 5.344 pessoas por cada 10 km2, contra apenas 90 por cada 10 km2 no Algarve.

Mas, quando se trata de afirmar-se e não passar despercebido, nitidamente, o tamanho não é tudo. Portugal, e o Algarve em particular, tiveram bastante reconhecimento em 2014.

 

Tiger Woods

Tacadas iniciais

Em novembro de 2013, a Associação de Operadores Turísticos de Golfe (Association of Golf Tour Operators, IAGTO) distinguiu o Algarve como Destino Europeu do Golfe para 2014. Um reconhecimento e tanto, tendo em conta que mais de 500 operadores turísticos relacionados com o golfe votaram esta distinção.

O Algarve tem 39 lindíssimos campos de golfe e é um dos destinos de topo para a prática do golfe do mundo. Este ano, o Campo do Oceânico Victoria, em Vilamoura acolheu o Portugal Masters e já está confirmado como local de realização do torneio de 2015.

 

      

 

férias em praias do Algarve

Melhor destino de férias do mundo

Houve mais notícias boas para o Algarve no início de 2014, desta vez para a indústria do turismo, quando o Mail Online britânico considerou que a região era um dos melhores lugares do mundo para uma pausa em termos de qualidade-preço. Este artigo jornalístico detalha os resultados de uma sondagem realizada pelo jornal inglês Post Office, que analisou 44 destinos de férias populares para saber onde os turistas britânicos podiam obter mais pelo que pagavam em 2014. O Algarve surgiu em primeiro lugar na Europa e em segundo lugar a nível mundial.

praias com acesso para deficientes

82 Bandeiras Azuis ao vento

Foram exatamente 82 as praias e marinas do Algarve distinguidas com Bandeira Azul no verão de 2014, mais 13 do que em 2013! Isto significa que todas respeitaram os rigorosos critérios de qualidade definidos pelo programa da Bandeira Azul, entre os quais estão a qualidade da água, a gestão ambiental, segurança e serviços, e a educação ambiental. Muitas das praias do Algarve com Bandeira Azul também foram notadas por terem bons acessos e condições para pessoas com mobilidade reduzida.

O melhor lugar do mundo para viver a reforma

Em junho deste ano, Kathleen Peddicord do Live and Invest Overseas (Viva e Invista no Estrangeiro), revelou os resultados do Retire Overseas Index 2014, o qual foi divulgado pela imprensa mundial, incluindo essa importante referência online, a Forbes

reformados estrangeiros no Algarve

O Retire Overseas Index baseia-se nas conclusões da sondagem anual do Live and Invest Overseas, que avalia e faz a listagem dos 21 destino mundiais que oferecem as melhores opções atualmente para quem esteja a pensar viver a sua reforma no estrangeiro. Essa sondagem tem em conta fatores como cuidados de saúde, custo de vida, impostos, entretenimento e comunidade emigrante.

O Algarve ficou em primeiro lugar, batendo outros destinos para a reforma populares, como por exemplo, Cuenca, no Equador, George Town, na Malásia e Chiang Mai, na Tailândia.

O Huffington Post deu destaque à reportagem com o título “Europe’s Best-Known Retirement Secret” (O Segredo da Reforma mais Conhecido da Europa) e considerou o Algarve o “novo paraíso fiscal da Europa”, elogiando a região pelas suas praias e campos de golfe, e por ter o custo de vida mais baixo da Europa ocidental. O Algarve também foi aplaudido por ter alguns dos habitantes mais simpáticos da Europa.

World Travel Awards - 9 Gongos para Portugal

Nove prémios para a qualidade do alojamento

Este ano o Algarve arrebatou nove Gongos do World Travel Awards. A atribuição destes prémios foi muito divulgada em Portugal e no mundo inteiro.

A votação para os Awards, considerados os “Óscares” da indústria de viagens, é feita online por pessoas de todo o mundo, incluindo milhares de profissionais de viagens e turismo. 

resorts do Algarve - excelência e qualidade

O número de hotéis e resorts que receberam este prémio reflete a qualidade do alojamento oferecida aos visitantes desta região.

Um dos vencedores de 2014 foi o Vilalara Thalassa Resort em Armação de Pera, considerado o Spa Resort Líder de Portugal. O Martinhal Beach and Resort Hotel, em Sagres, teve o prémio de Primeiro Resort da Europa, e o Vila Joya Resort, em Albufeira, ficou como título de Primeiro Hotel Boutique da Europa.

restaurantes do Algarve com estrelas Michelin

 

Paparoca de luxo

Além de ser considerado o Primeiro Hotel Boutique de 2014 pelos prémios de Viagens, o restaurante do Vila Joya aparece no Guia Michelin de Espanha e Portugal 2015, ao lado de outros quatro restaurantes do Algarve, que receberam estrelas Michelin pela excelência da sua gastronomia. E mais, o Vila Joya está na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo – um elogio e tanto!

turistas adoram o Algarve

 

 

Agosto em alta no Algarve

“Os veraneantes voltaram em força à costa algarvia” disse o The Sunday Times no início de agosto. E estava certo!

Tendo anunciado um aumento no turismo registado na primeira metade do ano, com 238 milhões de euros de lucro para os Estado (quase mais 14% do que em 2013), em outubro, o Portugal News continuou a descrever agosto como o “mês da retoma” da região algarvia. O aumento de 16.3% no número de visitantes face a agosto de 2013 foi coroado com um aumento de receitas de 14.8%, 160 milhões de euros. 

 

vinho da Quinta dos Vales

Um brinde aos vinhos premiados

Os bons vinhos de Portugal são famosos no mundo inteiro. Este ano, Portugal obteve o terceiro lugar no número de vinhos premiados (atrás de França e da Austrália) ao conseguir 12 troféus para vinho do Porto, vinho Madeira e outros vinhos no Concurso Internacional de Vinhos.

Os vinhos do Algarve tornaram-se mais conhecidos nos últimos anos graças à maestria e dedicação dos produtores da região, e ao clima perfeito para o cultivo da vinha, claro! Os vitivinicultores da Quinta dos Vales em Estômbar excederam-se este ano ao ganhar o título de Melhor Vinho do Algarve de 2014, no “7º Concurso de Vinhos do Algarve” realizado na FATACIL, em Lagoa, este agosto. Mais tarde, em outubro, voltaram a ser distinguidos, ao ganharem o Prémio FIJEV 2014 para melhor vinho tinto, num concurso realizado na VINIPAX 2014 em Beja.

 

Atração turística de topo

O Epoch Times, publicado em 25 línguas e lido por pessoas de 35 países, escreveu em outubro: “Apesar de não ser o país mais rico da Europa ocidental, Portugal tem uma terra fértil, cheia de cidades animadas e muitas atrações para ver e desfrutar”. A reportagem listava as cinco principais atrações turísticas de Portugal, estando o Algarve no terceiro lugar desse top 5. 

principais atrações turísticas de Portugal

Melhor lugar para o golfe

A cerimónia dos World Golf Awards (Prémios Mundiais de Golfe), parte dos World Travel Awards, realizou-se no Algarve no passado mês de novembro. Portugal não só obteve o prémio de Melhor Destino Europeu para o Golfe, como também ganhou o prémio de Melhor Destino Mundial para o Golfe. Como se isso não fosse suficiente, o famoso Campo Sul da Quinta do Lago ganhou o prémio de Melhor Campo de Golfe de Portugal, e o Campo Norte da Quinta do Lago foi eleito o Melhor Novo Campo de Golfe da Europa.

campo de golfe norte da Quinta do Lago

A retoma da economia

recuperação da economia de Portugal

Com tantas festas e com o bruá das cerimónias de atribuição de prémios é fácil esquecermo-nos das dificuldades do sistema financeiro de Portugal. Mas também há notícias positivas no que respeita à economia do país.

“A maré está a mudar”, declarou o The Sunday Times numa reportagem especial que fez sobre Portugal este verão.

Uma viragem no mercado de imóveis português e um aumento no turismo este ano foram dois dos muitos sinais de que a economia se encaminha para a recuperação. A queda do desemprego e o aumento da produção industrial, bem como o forte crescimento das exportações, foram outros indicadores de um futuro melhor para Portugal.  

De facto, outubro foi o melhor mês para as exportações portuguesas este ano, tendo gerado 4.6 biliões de euros. O INE, Instituto Nacional de Estatística, considerou que isso se deveu ao aumento da exportação de veículos e de outros equipamentos de transportes, à exportação de minerais, de combustíveis e de produtos agrícolas. Também houve um aumento significativo das exportações para países fora da UE.

imóveis visto gold - casas visto dourado - golden visa com muita procura no Algarve

Tendência positiva no mercado de imóveis

No que respeita ao mercado imobiliário, a Meravista.com anunciou uma tendência positiva do mercado no Algarve em maio deste ano. Isto foi reiterado por várias notícias nos meios de comunicação social que davam conta de uma melhoria global do mercado imobiliário português, impulsionado por compradores nacionais e internacionais que aproveitaram os preços baixos, os benefícios fiscais oferecidos a emigrantes residentes, e a iniciativa do governo dos Vistos Gold, que conseguiu atrair investidores de países não pertencentes à UE.

A Deloitte, empresa líder de serviços financeiros, descreve Portugal como: “um dos mercados residenciais mais em conta da Europa.”

E, em julho, o jornal digital The London Economic colocava Portugal no top 3 dos mercados de imóveis mais baratos da Europa.

 

Maxi Endurance - Autódromo Internacional do Algarve

Motores a fundo

Quase a terminar o ano, o Autódromo Internacional do Algarve (AIA) em Portimão realizou a primeira edição da corrida mais longa do mundo. A empresa espanhola Maxi Endurance e o AIA já assinaram o contrato que garante que o Autódromo Internacional do Algarve vai realizará o Maxi Endurance 32h nos próximos quatro anos.

 

 

Finalmente, e já perto do Natal no Algarve, outra grande vantagem é o tempo. Com tanto sol e um céu tão azul para nos levar até 2015, é difícil sentirmo-nos outra coisa que não seja otimistas.

 

 

 

Trazido até si pela Meravista – o site onde as pessoas inteligentes pesquisam imóveis à venda no Algarve
Contacte a Meravista