Mensagem de aviso

The service having id "pinterest" is missing, reactivate its module or save again the list of services.

Voltar para blogs

  • Ali-Po Best carpet and upholstery cleaning in the Algarve
  • Aimcliff Properties Algarve

CGEN 225x225 Block Home Page

GCEN General Currency Exchange Network

Adsense 225x225 for Blogs

Há Caracóis! Na ementa no Algarve

 

por Sun’s Dragon

Caracóis são uma iguaria! Esta era a frase oficial dos antigos romanos que ocuparam o Algarve nos dias de outrora. Adiante uns séculos e a mesma frase ainda é verdade hoje!

Festa do Caracol

De Maio a Junho há a Festa do Caracol por todo o Algarve. Todo o restaurante que se preze tem caracóis na ementa durante esta época e são um artigo de primeira venda. Procure os sinais de “Há Caracóis” nas janelas dos restaurantes ou nas placas de rua escritas em giz. 

Ha Caracois Snail hunting in the Alagrve

Nos cerros e campos vai ver “caçadores de caracóis” apanhando milhares de caracóis. Todas as noites vai poder ver uma carrinha saindo de Lagos em direcção a Lisboa com baldes cheios de caracóis. A zona oeste do Algarve é conhecida por ter os melhores caracóis – facto que deve ser motivo de disputa entre os caçadores do resto da região.

Preparação dos caracóis

Preparing Snails in the Algarve

Depois de ter apanhado os caracóis, coloque-os num balde ou contentor com furos pequenos; não os faça muito grandes senão os seus preciosos caracóis vão se escapar, deixando-o com um balde vazio. Não se esqueça de tapar o balde com uma rede para prevenir outra fuga.

Pode alimentar os caracóis com farinha de trigo ou farelo, assim eles engordam mais um pouco e ajuda-os a libertar as toxinas. Depois disto tem de os lavar em água abundante e sal até a água ficar limpa. Tradicionalmente os caracóis devem de passar por este processo durante oito dias antes de serem cozinhados.

Cozinhar os caracóisCooking Snails in the Algarve

  1. Coloque-os numa panela com água até dois dedos acima do nível dos caracóis

  2. Comece por aquecer a água lentamente, gradualmente aumentando o calor. Isto certifica que os caracóis coloquem as cabeças de fora. Deixe cozer durante 30 ou 40 minutos e, pouco antes de estarem prontos junte-lhes o sal e paus de orégãos. Não coloque as folhas porque deixam um gosto amargo. Poderá querer adicionar um pouco de piripiri para aquele gostinho extra. Em alternativa ao pau de orégão pode usar bacon ou chouriço com cebola, azeite e tomate
  3. Mantenha os caracóis em água quente até servir – sabem melhor quentinhos.
    Plate of Snails in the Algarve
  4. Para comer os caracóis use um palito para os retirar da casca.

Apesar de adorar caracóis do mar e escargot (caracol francês), tenho de admitir que só provei os caracóis portugueses uma vez. Estava alegre nesse momento e sentia-me corajosa. Conheço muitos estrangeiros que adoram e esperam ansiosamente para esta época do ano, mas eu não sou um deles…você é?

 

 

Festival do Caracole m Castro Marim

Trazido até si pela Meravista.com – o site onde as pessoas inteligentes pesquisam imóveis à venda no Algarve for sale. Contacte a Meravista