Mensagem de aviso

The service having id "pinterest" is missing, reactivate its module or save again the list of services.

Voltar para blogs

  • Ali-Po Best carpet and upholstery cleaning in the Algarve
  • Aimcliff Properties Algarve

CGEN 225x225 Block Home Page

GCEN General Currency Exchange Network

Adsense 225x225 for Blogs

Imóveis do Algarve abaixo de avaliações bancárias

por Guy Données

Ao entrarmos em 2014 analisamos os preços atuais dos imóveis em todo o Algarve e não nos admirámos por ver que o mercado imobiliário está a favorecer o comprador. O que é notável é que, atualmente, o preço das casas na região sul do país é agora mais baixo do que uma avaliação bancária.

A Meravista tem o maior número de imóveis do Algarve em carteira. A nossa base de dados inclui mais de 24 mil* propriedades, uma quota de mercado imobiliário combinado que ascende aos 7.1 mil milhões de euros em classificados de imóveis.

Meravista Algarve property-map Portugal

Colocar imagem do mapa à direita do texto [ou o mais alto possível no artigo]

Avaliações bancárias vs.valores atuais de mercado

Analisámos as estatísticas fornecidas em dezembro de 2013 pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre as avaliações bancárias por metro quadrado no Algarve, como um todo, e em três dos mais importantes municípios algarvios: Faro, Olhão e Portimão. Depois comparámos essas estatísticas com o verdadeiro valor de mercado tendo como referência os valores patentes na base de dados da Meravista.

Segundo o INE, nos últimos cinco ou seis anos, o preço por metro quadrado de uma habitação no Algarve tem vindo a baixar consecutivamente. O custo por metro quadrado atualmente é baixo, mas o que é mais surpreendente é que o atual valor de mercado das propriedades no Algarve em áreas tão importantes como Olhão ou Portimão é igual ou inferior à das avaliações bancárias. Albufeira e Lagos, duas das regiões mais populares do Algarve também estão abaixo do custo médio por metro quadrado.

Algarve Portugal Property Valuations

As avaliações bancárias são quase sempre 1 a 2% inferiores ao valor de mercado real. O que é que mudou então? Numa economia em recessão como a portuguesa, os bancos estão a avaliar os imóveis muito abaixo do valor real de mercado para não correrem riscos e para garantir um preço que ajude a vender o imóvel e o retire da lista de casas por vender.

Grande oportunidade para os compradores

Acreditamos piamente que esta é a altura ideal para comprar casa no Algarve.

No dia 1 de fevereiro, o The Telegraph, um dos jornais de referência britânicos, noticiou os preços das casas no Algarve. Segundo Anita van Huson, da Meravista: “O mercado imobiliário do Algarve estava a ter crescimento muito inflacionado antes da recessão, por isso foi particularmente complicado quando os mercados caíram. Não creio que voltemos a ter avaliações tão em baixa como estas durante muito tempo.”

O facto de os agentes imobiliários e proprietários do Algarve estarem a ir ao encontro dos valores avançados pelos bancos revela que estamos perante uma oportunidade incrível. Isso também quer dizer que os compradores têm maiores hipóteses de obter um crédito a 100% para compra de imóvel.

A média dos imóveis da globalidade do Algarve avaliados em 1371€/m² é apenas 5% mais cara do que a avaliação dos bancos, 1298€/m², o que certamente significa que quase meta de todos os imóveis do Algarve está tão subavaliada que fica abaixo das próprias estimativas da banca.

Property for sale Algarve Portugal

Lagos, na zona oeste do Algarve é uma zona que cada vez mais popular entre os que procuram casa. No entanto, o nosso comparativo de custos revelou que os preços das propriedades desta zona do Algarve estão abaixo dos da média da algarvia. Perguntámos a David Westmoreland da B&P Property, em Lagos, se nos poderia explicar porquê. David explicou-nos que:

“Lagos desenvolveu-se imenso nos últimos 10 anos e estava a viver uma fase de grande crescimento quando se deu a recessão.Durante o pico de crescimento vimos o valor dos imóveis a crescer exponencialmente e, em alguns casos, muito mais do que no resto do Algarve. Estávamos a tentar chegar ao nível de desenvolvimento das áreas centrais da região, portanto algum do crescimento foi inflacionado e não amadureceu como nessas zonas centrais. A consequência foi que, quando a recessão chegou, Lagos sentiu maior diminuição de investimento e desenvolvimento do que as outras regiões do Algarve. Agora que o mercado dá sinais de recuperação, já vimos propriedades serem vendidas a preços 30% mais baixos do que antes, durante o tempo das vacas gordas.”

E David concluiu: “O mercado imobiliário está já a equilibrar-se, como acontece sempre nestas coisas. Mas não me surpreende que Lagos e o oeste algarvio tenham um custo por metro quadrado mais baixo do que outras regiões do Algarve por causa disso.”

Retirement Algarve Portugal

O Algarve pode ser o melhor lugar para viver após a reforma

Quando comparamos os destinos mais apetecíveis do oeste da Europa, o Algarve sem dúvida é o melhor de todos em termos de valor. Quem quer reformar-se e passar o resto dos seus dias num lugar cheio de sol e quem tiver dinheiro suficiente para gozar a reforma ao máximo, deve ir já ver as propriedades disponíveis com excelente relação qualidade/preço, e aproveitar os generosos benefícios fiscais oferecidos a novos compradores estrangeiros.

*Com base em factos concretos na posse de Meravista Property Ltd.

 

 

Brought to you by Meravista – the place where smart people search for Algarve property for sale.

Meravista Property Search Algarve Portugal