Mensagem de aviso

The service having id "pinterest" is missing, reactivate its module or save again the list of services.

Descubra Monchique, eternamente verdejante, entre a serra e o mar

Por Almonds & Oranges           

Sabia que…

Monchique hills

Monchique é famosa pela sua produção de Medronho, uma poderosa bebida feita a partir dos frutos da árvore Arbutus Unedo? Estas árvores crescem nas colinas nos arredores de Monchique e o Medronho é produzido pelos agricultores locais. Muito poucos agricultores têm licença para a destilação desta bebida, mas as autoridades normalmente fecham os olhos aos produtores não autorizados, contribuindo assim para que esta especialidade continue viva. Normalmente, o Medronho contém cerca de 50% de álcool. Assim que o provar perceberá por que é que esta especialidade é chamada de aguardente.

Porquê comprar casa em Monchique?

Se está à procura de um lugar para escapar ao stress da vida moderna, já o encontrou!  Monchique é uma cidade mercantil situada na Serra de Monchique, uma cordilheira densamente arborizada, que separa o Algarve do Alentejo. Fica a apenas 25 quilómetros da agitada cidade costeira de Portimão, mas parece mesmo que pertence a outro mundo.

Monchique é totalmente diferente do litoral algarvio. Não há campos de golfe, lojas grandes ou discotecas à sua porta, apenas espaço, paz e sossego, colinas ondulantes, uma paisagem permanentemente verdejante e muito ar puro da montanha. À medida que vamos percorrendo Monchique, as paisagens só podem ser descritas como espetaculares.

Que tipo de imóveis posso comprar aqui?

As casas em Monchique são tipicamente algarvias, com paredes brancas e largas barras de cores garridas à volta das janelas e das portas. As suas chaminés de “saia” são um exclusivo e um ex-libris de Monchique e muitas são património protegido.

Há muitos lotes de terreno e uma vasta oferta de propriedades para venda por toda a região, incluindo casas antigas e modernas, bem como ruínas para recuperar. Muitas das casas mais cobiçadas ocupam as encostas a sul da serra entre Monchique e Marmelete, delas se avistando o sopé das colinas e o oceano. A paisagem destas localizações reflete-se no preço das propriedades, embora as casas aqui tendam a custar menos do que nos resorts mais exclusivos do litoral algarvio.

Na Serra de Monchique, muitas das propriedades em ruinas ainda estão disponíveis por um preço razoável, incluindo as que são apenas para demolir e reconstruir, que são agora muito raras no Algarve. Para os que procuram uma oportunidade de negócio, há também várias pousadas que vale a pena ponderar.

Monchique em poucas palavras

  • localidade tranquila a apenas 25 quilómetros da cidade de Portimão, com todos os seus luxos e serviços
  • uma grande variedade de imóveis, incluindo ruínas para reconstruir
  • lojas locais, supermercados, um centro de saúde e outras comodidades
  • restaurantes locais servindo a gastronomia tradicional
  • um ambiente saudável e verdejante, com excelentes primaveras
  • praias preservadas a uma curta distância de carro
  • imensas atividades ao ar livre para as crianças, incluindo canoagem, natação e outras grandes atrações turísticas a uma hora de viagem de carro, como por exemplo o Zoomarine, o Zoo de Lagos e o Slide and Splash

Viver em Monchique

Invista numa casa em Monchique - estará a comprar um bilhete para a tranquilidade. A área continua praticamente toda bem preservada e as pessoas são um misto de velhinhos portugueses e estrangeiros cosmopolitas. O centro de Monchique é uma teia de estreitas ruas em calçada portuguesa que se entrecruzam serra acima. A sua praça pavimentada, salpicada de bancos e ladeada por árvores, é um bom lugar com sombra para descontrair durante os dias quentes de verão enquanto se degusta uma cerveja gelada comprada no café local.

Hillside villa in Monchique

Há tanto para apreciar em Monchique

A floresta é um mar de paisagens e aromas. É o lugar ideal para quase todas as atividades ao ar livre. Fóia, a poucos quilómetros para Oeste de Monchique, é o ponto mais alto do Algarve. Num dia de céu limpo, pode avistar até ao Cabo de São Vicente a Oeste, até Faroa Este, e até à and Serra da Arrábida, perto de Lisboa, a Norte.

Muitas propriedades têm o seu próprio abastecimento de água, a partir de furos e fontes naturais. O spa das Caldas de Monchique marca o local onde os Romanos construíram os seus banhos medicinais, aproveitando as águas naturais da região. Estas águas minerais ainda são hoje usadas no centro de tratamentos termais.

Monchique e arredores

A cidade realiza imensos ralis automóveis e corridas de bicicleta todos os anos e tem três piscinas, uma coberta e duas descobertas (uma das quais para crianças). 

As lojas de Monchique e arredores são geralmente pequenas lojas de comércio tradicional, mas a qualidade dos produtos é boa e os vendedores são hospitaleiros. Em 2012, abriu aqui um supermercado da cadeia Intermarché, o qual tem alimentos e produtos para o lar, incluíndo marcas do Reino Unido.

Há restaurantes locais com uma oferta culinária baseada em receitas tradicionais. Apesar do frango com piripiri ser um prato típico de Monchique, há também muitos restaurantes com outras especialidades locais na ementa, como por exemplo o porco preto, carnes de caça e javali.

Em meia hora, pode ir de carro rumo a Sul até Portimão, onde encontrará um sem-fim de supermercados, zonas comerciais, cinemas, teatros, restaurantes e outros serviços. Além disso, há uma enorme escolha de praias ao longo desta faixa costeira. Em alternativa, conduza a mesma distância para Oeste, até Aljezur, e desfrute das praias preservadas tão populares entre os surfistas.

Onde posso procurar imóveis em Monchique?

Aqui mesmo, na Meravista, onde pesquisar imóveis de Monchique pela Internet é muito fácil. As nossas listas detalhadas e a nossa pesquisa a partir do mapa permitem-lhe encontrar a sua propriedade ideal, exatamente onde a quer, com apenas alguns cliques.

Pesquise imóveis em Monchique

Artigo fornecido por Meravista

A Meravista é o maior portal de imóveis do mundo dedicado exclusivamente ao Algarve. Trazemos-lhe a mais avançada tecnologia de ponta de pesquisa, tornando muito simples a sua procura pelo imóvel perfeito no Algarve.

Veja mapas, classificados e detalhes das propriedades – tudo ao mesmo tempo
Mais de 300 detalhes padronizados de imóveis
Compare propriedades lado a lado
Grave as suas propriedades e pesquisas preferidas