Mensagem de aviso

The service having id "pinterest" is missing, reactivate its module or save again the list of services.

Descubra Olhão - história, arqueologia e recursos naturais.

Por Almonds & Oranges          

Olhao fish merchant

Sabia?

No final do século XIV, Olhão era uma comunidade piscatória muito pequena. Consistia em meia dúzia de pessoas que viviam em cabanas de madeira na praia. Mas, no final do século XVII, essa comunidade já tinha crescido significativamente. Tanto que precisou defender-se de invasões piratas.

Os residentes de Olhão construiram a fortaleza de São Lourenço para proteger a entrada no porto e a cidade em desenvolvimento que ele sustentava. Infelizmente esse forte foi destruído por uma grande tempestade em 1824. Pode visitar os seus vestígios arqueológicos, mas apenas na maré baixa, pois estão submersos entre duas ilhas.

Boa altura para comprar casa em Olhão?

Ao chegar a Olhão é difícil acreditar que um dia foi um vilarejo tão pequeno. Atualmente é uma cidade tipicamente portuguesa que transpira caráter, e é o maior porto pesqueiro em atividade do Algarve. Situada a este do Aeroporto de Faro, a sua popularidade crescente é sublinhada pelo moderno hotel de cinco estrelas e pelo spa com vista para a Ria Formosa, o Marina Village, o Ria Shopping e a construção recente de novos apartamentos.

O preço das casas em Olhão tende a ser mais baixo comparando com as propriedades a oeste de Faro, havendo muitas oportunidades para conseguir um bom negócio na cidade ou nos arredores.

Um bom leque de propriedades em Olhão

Das propriedades rurais multimilionárias, com vistas panorâmicas para o mar às casas tradicionais de estilo árabe, passando pelos novos apartamentos elegantes perto do centro da cidade, o leque de propriedades em Olhão é muito vasto. Se está à procura de uma oportunidade para construir casa, veja os lotes de terreno à venda em Olhão. Alguns vendem-se já com licenças de construção.

Olhão de relance

►   a trinta minutos de carro do Aeroporto de Faro

►   um porto próspero com um futuro promissor

►   imóveis mais baratos e muitas oportunidades de investimento

►   localizado nas margens da tranquila Ria Formosa, com praias de areia dourada à distância de uma curta viagem de ferry

►   um sem-fim de comodidades locais, incluindo lojas, supermercados, mercados tradicionais, um grande centro comercial, farmácias e um centro de saúde

►   grande escolha de cafés tradicionais e restaurantes modernos

►   a uma curta viagem de carro de alguns dos melhores campos de golfe do Algarve

►   um lugar fantástico para a prática de todo o tipo de desportos aquáticos

►   muito entretenimento para as crianças, incluindo uma piscina municipal, um cinema com as últimas novidades da sétima arte e uma pista de karting coberta

Fazer compras e comer fora

Os dois mercados, lado a lado na frente ribeirinha, oferecem uma enorme variedade de peixe acabadinho de pescar e de marisco vindo diretamente do porto, bem como uma colorida seleção de frutas e legumes da região. Na cidade e arredores há muitos supermercados bem abastecidos e bem conhecidos de todos: Pingo Doce, Lidl, Intermarché e Modelo-Continente.

A zona histórica de Olhão é muito pitoresca. As ruas estreitas e empedradas que a circundam têm imensas lojas e belas esplanadas. O Ria Shopping, a oeste da cidade, é um centro comercial moderno com três andares cheios de lojas de marca, zona de restauração, restaurantes e cinema.

Olhao villa

Comer fora em Olhão é uma oportunidade para provar pratos tradicionais portugueses bem confecionados. Há muitos cafés de beira de estrada para a população local trabalhadora, com deliciosos pratos de peixe como prato do dia. Outra opção, diametralmente oposta, é a vasta oferta de restaurantes com pratos internacionais, incluindo comida asiática, italiana, brasileira e chinesa, sem esquecer o McDonalds.  Os restaurantes da frente ribeirinha também oferecem excelentes opções gastronómicas, com a vantagem de uma maravilhosa vista para a Ria.

Relaxar

No Algarve não tem de ir muito longe para encontrar um bom campo de golfe. Os exclusivos campos de golfe de Pinheiros Altos e São Lourenço são os que ficam mais perto de Olhão. Mas se as quotas de sócio forem demasiado "exclusivas" para a sua bolsa, talvez prefira fazer uma reserva para uma partida de golfe num dos três campos profissionais a oeste de Faro, na Quinta do Lago, ou passar um fim de semana no resort da Colina Verde, mesmo a este de Olhão.

As águas límpidas das ilhas ao fundo de Olhão são o habitat natural de muitas espécies de peixes e são excelentes para todo o tipo de mergulho. Prefere manter a cabeça fora de água? Há ferries regulares que o transportam de e para as ilhas, e várias empresas organizam todo o tipo de viagens de barco à volta das ilhas e ao longo da Ria Formosa.

Descubra o passado de Olhão. Passeie pelas suas ruas antigas para sentir a História de Olhão por si próprio, ou visite o Museu da Cidade, mesmo por trás da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, ela própria um ícone do passado histórico da cidade. Construída em 1698 com dádivas dos pescadores, foi o primeiro edifício em pedra de Olhão.

Onde posso começar a procurar propriedades em Olhão?

Por que não começa aqui mesmo, na Meravista? Com a ajuda do nosso sistema de pesquisa a partir do mapa, pode facilmente pesquisar uma grande variedade de imóveis à venda em Olhão.

Pesquise imóveis em Olhão

Artigo fornecido por Meravista

A Meravista é o maior portal de imóveis do mundo dedicado exclusivamente ao Algarve. Trazemos-lhe a mais avançada tecnologia de ponta de pesquisa, tornando muito simples a sua procura pelo imóvel perfeito no Algarve.

Veja mapas, classificados e detalhes das propriedades – tudo ao mesmo tempo
Mais de 300 detalhes padronizados de imóveis
Compare propriedades lado a lado
Grave as suas propriedades e pesquisas preferidas