ver mais artigos:
Artigo fornecido por Meravista
A Meravista é o maior portal de imóveis do mundo dedicado exclusivamente ao Algarve. Trazemos-lhe a mais avançada tecnologia de ponta de pesquisa, tornando muito simples a sua procura pelo imóvel perfeito no Algarve.
Veja mapas, classificados e detalhes das propriedades – tudo ao mesmo tempo
Mais de 300 detalhes padronizados de imóveis
Compare propriedades lado a lado
Grave as suas propriedades e pesquisas preferidas
Chaminés do Algarve: belas, excêntricas e únicas
Por Sun’s Dragon
Quantos dias levou a sua chaminé?
Em tempos idos, o artesão contratado para construir a chaminé de uma casa nova perguntava ao dono desta: “Quantos dias?” Quanto mais complexo fosse o aspeto, mais tempo levaria a construir a chaminé, e maior seria o valor cobrado ao dono da casa. As chaminés eram símbolo de riqueza e prestígio na comunidade.
Sabia que…
A maioria das chaminés do Algarve se assemelham a minaretes, torreões ou pequenas mesquitas, mas que, na verdade, nada têm que ver com a ocupação por parte dos Mouros, de 711 a 1249 quando o Algarve era conhecido por Al Gharb?
Peculiares, excêntricas e bizarras são apenas algumas das descrições dadas às lindíssimas chaminés ornamentadas do Algarve. A chaminé mais antiga ainda funcional foi construída em 1713 e encontra-se em perfeitas condições no cimo de um restaurante em Porches, uma área famosa pela olaria algarvia pintada à mão. Na base desta chaminé encontra-se a figura de uma mulher de mãos estendidas, pintada de amarelo e dentro de um círculo da mesma cor.
Hoje, as novas propriedades no Algarve ainda têm as típicas chaminés algarvias, apesar de hoje serem produzidas em massa e não sejam, na verdade, as obras de arte que eram antes. As próprias chaminés eram diferentes das restantes europeias, pois eram construídas de baixo para cima, da lareira até ao cimo da chaminé.
Chaminés tradicionais
Uma aldeia algarvia típica famosa pelas suas chaminés é Estoi, a qual tem também uma ponte romana, ruínas romanas e o famoso Palácio de Estoi. Portanto, esta é uma aldeia que vale a pena visitar por mil e um motivos.
Existe outro tipo de chaminé, chamada de saia, a qual existe apenas na zona de Monchique, uma área rural nas montanhas do interior do Algarve.