ver mais artigos:
Artigo fornecido por Meravista
A Meravista é o maior portal de imóveis do mundo dedicado exclusivamente ao Algarve. Trazemos-lhe a mais avançada tecnologia de ponta de pesquisa, tornando muito simples a sua procura pelo imóvel perfeito no Algarve.
Veja mapas, classificados e detalhes das propriedades – tudo ao mesmo tempo
Mais de 300 detalhes padronizados de imóveis
Compare propriedades lado a lado
Grave as suas propriedades e pesquisas preferidas
Festivais da sardinha do Algarve: onde comer boas sardinhas assadas
by Sun's Dragon
As sardinhas grelhadas são marcos algarvios incontornáveis, tipicamente servidas juntamente com broa caseira exclusiva da região.
Como comer Sardinhas Grelhadas à Moda do Algarve:
1. Coloque uma sardinha grelhada numa fatia de pão
2. Sem usar as mãos, coma a carne de um dos lados da sardinha
3. Vire o peixe e coma toda a carne do outro lado, deixando apenas as espinhas. (Isto é uma arte e requer imensa prática.)
4. Troque as espinhas por uma sardinha inteira e repita o processo até que todo o peixe tenha sido comido
5. Só no fim irá comer o delicioso pão embebido na gordura da sardinha!
Este prato é tipicamente servido com uma salada montanheira muito bem picada, com tomates, pimentos verdes e cebolas, polvilhada com orégãos e servida com molho de azeite e vinagre. Um autêntico pitéu, mesmo se comido de garfo e faca!
A maioria das vilas que existentes ao longo de todo o território algarvio têm o seu próprio festival da sardinha em julho ou agosto, para enorme deleite dos habitantes locais. As câmaras municipais fazem o seu melhor para fornecer o melhor peixe e entretenimento para cada vila – e com cerveja e vinho à mistura são muito apreciadas. Dada a hospitalidade das gentes do Algarve, também os estrangeiros acabam por se sentir em casa, sendo encorajados a desfrutar de tamanho banquete a custo tão acessível.
Para o melhor e mais famoso festival da sardinha, Portimão, no Oeste algarvio, é o local a visitar. Esta festa tão popular atinge o ponto mais alto em agosto e é um enorme sucesso, tanto para os habitantes locais, como para turistas. Nesta altura do ano as sardinhas são pescadas frescas e nas suas melhores condições. A cada dia sai do Museu um desfile, rumando até ao coração do festival.
É claro que existe uma vasta seleção de outros peixes que poderá provar e com que deliciar-se, sendo esta uma zona rica em pratos típicos, tal como as Cataplanas. E não são apenas os pratos que são famosos – aqui, também alguns chefs o são!
É servida imensa cerveja, os vinhos vêm de algumas das melhores vinhas do país, e o entretenimento ao vivo cria uma atmosfera muito descontraída e agradável. Aqui, o artesanato local é exibido e vendido em bancas individuais, e com os parques infantis mesmo à mão, este é um sítio fantástico para se estar. Para marcar o fim da última noite deste incrível festival do peixe, há um grandioso espetáculo de fogo de artifício.
Para desfrutar dos festivais do Algarve o ano todo, porque não dar uma vista de olhos em propriedades no Algarve?