Mensagem de aviso

The service having id "pinterest" is missing, reactivate its module or save again the list of services.

Portimão – algo diferente a cada esquina

Sabia?

Há dois cemitérios neolíticos/calcolíticos no concelho de Portimão e acredita-se que datam de entre 1600 e 2000 BC. Um dos sites fica em Monte Canelas, mas o mais importante dos dois está em Alcalar, com túmulos de vários tipos, desde câmaras megalíticas às tumbas com cúpulas falsas e nichos laterais.

Portimão é uma óptima localidade para investir

Portimao Waterfront

Portimão - o segundo destino turístico mais popular no Algarve – está fervilhando. A cidade é uma mistura interessante do velho, novo e tradicional. Os últimos dez a quinze anos têm sido positivos no desenvolvimento e regeneração da área, incluindo a construção da Marina de Portimão, a Arena de Portimão e um dos melhores centros comerciais do Algarve, não esquecendo a abertura do novo museu da cidade. Há uma vasta escolha de propriedade à venda em Portimão, desde apartamentos baratos dentro da cidade a vivendas deslumbrantes na tão desejada Mexilhoeira Grande, uma freguesia no concelho de Portimão, localmente conhecida como a Grande Mex.

Uma longa história

Historic Portimao

Os cemitérios de Alcalar e Monte Canelas, bem como outras descobertas arqueológicas encontradas espalhadas pelo concelho, incluindo os restos de uma aldeia do século II ou III BC em Vila Velha de Alvor, confirmam que esta zona foi habitada pelo homem desde muito cedo. Também não há dúvida que a área foi habitada pelos romanos; várias ruínas romanas e artefactos, tais como moedas e potes, foram encontrados lá.

Além de tesouros arqueológicos que confirmam a história da região, não necessitamos procurar muito por vestígios da ocupação moura. As várias noras, edifícios feitos de taiga (uma mistura feita de barro, cascalho, areia e cal) e forma distinta das chaminés, são prova suficiente duma forma influência moura. 

Jesuit College in Portimao

Esta área ficou conhecida como Portimão em 1463 no reinado de D. Afonso V. O Rei concedeu certos privilégios a uma colonização local; a esta nova comunidade foi dada o nome de Vila Nova de Portimão e mais tarde se tornou conhecido simplesmente por Portimão.   

O majestoso edifício que pode hoje ver na Alameda da Praça da República, na praça central de Portimão, é a igreja do antigo Colégio dos Jesuítas. Juntamente com a Igreja Matriz, este é um dos edifícios religiosos mais importantes da cidade. O edifício original foi construído durante o final do século XVI e princípio do século XVII, mas foi tristemente devastado durante o terramoto de 1755. No entanto, ele foi muito bem restaurado e tem muitos exemplos maravilhosos de estilos arquitectónicos dos anos 1600 e 1700.

Portimao MuseumSe estiver interessado na história da área, vale a pena visitar o Museu de Portimão. Localizado na zona portuária da cidade, o edifício em si é de interesse histórico, uma vez que remota ao final do século 19 quando era a fábrica de conservas de peixe São Francisco. A velha fábrica foi comprada pelo concelho em 1996, passando por uma cuidada restauração, resultando num museu notável que abriu as suas portas em Maio de 2008. Repare na antiga chaminé da fábrica que se eleva acima da moderna fachada do museu – preservada por ser o lar de um casal de cegonhas brancas protegidas que lá nidificam.  

Convento de São Francisco in PortimaoUm pouco mais além do museu, pode ver as ruínas do Convento de São Francisco, um convento Jesuíta fundado em 1530. A estrutura foi bastante danificada no terramoto de 1755 e, posteriormente, a propriedade foi transferida para propriedade privada. Hoje é propriedade da família Sousa Coutinho que, pelo que se diz, tinha sonhado em abrir um luxuoso hotel no local, mas até à data ainda não se realizou. Julga-se que o concelho está querendo comprar os restos do convento da família. Como é propriedade privada, não pode ser visitada, mas o tamanho e visibilidade do edifício pode ser visto caminhando em redor dele. Há uma boa vista da sua disposição do Restaurante Clube Naval de Portimão, onde pode comer uma saborosa tosta mista e uma cerveja fresquinha, enquanto vê as ruínas do convento. 

O Grande Terramoto de 1755 destruiu grande parte da cidade e lançou Portimão num declínio económico. Mas no final do século 19, o comércio, exportações, moagem, pesca e conserva de peixe ajudou a virar a economia ao contrário. Estas actividades bem-sucedidas continuaram no século 20, e foi em 1924 que Portimão foi declarado cidade pelo então Presidente da República – Manuel Teixeira Gomes.

Portimão de Hoje

Existe algo diferente em cada esquina de Portimão, tornando-o num óptimo local para viver e explorar. Ao longo das últimas três décadas, Portimão sobressaiu como um dos principais destinos turísticos do Algarve. Para fazer face a este aumento, complexos hoteleiros, blocos de apartamentos, novas zonas residenciais e facilidades de lazer têm alterado a paisagem consideravelmente, no entanto, Portimão tem mantido a sua herança e tradições.

Belíssimas praias

As praias são excelentes, e há também uma vasta escolha de actividades de lazer, restaurantes e entretenimento. De facto, Portimão tem tudo! A Praia de Alvor e Praia da Rocha são, provavelmente, os pontos mais populares para os veraneantes que procuram o sol, areia, vida social nocturna e desfrute geral, mas não se esqueça da grande praia a sul de Portimão (mesmo ao fundo da Avenida São Lourenço da Barrosa) – é um belo e inesperado refúgio da azáfama da cidade.

Lojas Fantásticas

Portimão tem das melhores lojas para as suas compras na região, incluindo o conhecido Centro Comercial Áqua. Se gosta de compras, não a oportunidade de visitar as lojas dos chineses na sua área. Estes impérios chineses são muito comuns em Portugal e vendem de tudo. Portimão também tem a sua cota parte – os três mais próximos estão nas traseiras do rio, e pelos vistos, dos melhores no Algarve. Quer procure um Maneki-neko, uma volante desportivo para o seu atrelado, lã para tricotar aquela camisola para o Natal ou umas cortinas para a sua sala, vai com certeza encontra-las à venda nas Lojas dos Chineses.

Na mesma zona também vale a pena referir uma filial do Paga Pouco. Uma bela loja de tecidos e, tal como o nome sugere, muito mais barato que algumas das lojas centrais.

Durante os meses de verão, os vendedores ambulantes colocam-se à beira rio para divulgarem os seus produtos, variando desde máscaras tribais a chinelos. Um passeio ao longo da doca é uma forma perfeita de terminar o dia.

Excelentes locais para comer e entreter

Há inúmeros restaurantes, dentro e à volta da cidade, que servem uma vasta escolha de comida tradicional portuguesa e internacional. Claro que peixe fresco está sempre na ementa, principalmente nos restaurantes à beira-rio, e Portimão é o famoso local do festival anual da sardinha na região.

Marina de Portimao

A Marina de Portimão é um novo desenvolvimento que engloba o Resort Tivoli de quatro estrelas. Tem várias lojas, bares, restaurantes, clubes nocturnos de alto nível e, claro, iates exclusivos alinhados para poder admirar.

 

O cinema do Continente é o cinema de Portimão com seis écrans de cinema. Para um cinema mais intimo vá ao Algarcine Cinemas de Portimão. Ambos os cinemas passam as últimas novidades em inglês. 

O Teatro Municipal de Portimão tem muitos eventos durante o ano, desde peças a pantomimas, ballet e música. Muitas das apresentações são em português, mas algumas são em inglês. O ballet e os musicais podem ser desfrutados por todos e o som no teatro é fantástico.

 

A Arena de Portimão é uma das mais recentes novidades em locais de eventos a adicionar. Pode amar ou detestar o seu design de aeronaves hangar, mas não pode negar que está numa excelente localização e perfeito para anfitriar uma variedade de eventos desportivos, exibições, conferências e concertos.

O golfe está claramente em alta em Portimão com uma escolha de seis campos impressionantes na área. Há piscinas cobertas, clubes de ténis e uma enorme variedade de outras facilidades desportivas abertas a residentes e visitantes também.

 

O Autódromo Internacional do Algarve é a Pista de Corrida Internacional de Portimão. É o local de vários eventos importantes de corrida e também tem uma escola de corrida, pistas de karting e pista de terra batida.

Há sempre muito para ver e fazer em Portimão. Há oferta de quase todos os tipos de passeios de barco imagináveis, desde passeios a cavernas a emocionantes passeios de lancha, vista de golfinhos e passeios em barco de piratas. Expedições de pesca e uma variedade de desportos aquáticos também estão disponíveis, incluindo mergulho – Portimão tem centros de mergulho registados. Para aqueles à procura de verdadeira adrenalina, o Aeródromo de Alvor dispõe de pára-quedismo. 


 

Inicia a tua pesquisa sobre Portimão aqui

Quer procure um apartamento citadino, uma estilosa casa citadina ou uma vivenda exclusiva com uma piscina de luxo, tendo em conta a diversa escolha de propriedades à venda, é muito provável que encontre o que procura.

Artigo fornecido por Meravista

A Meravista é o maior portal de imóveis do mundo dedicado exclusivamente ao Algarve. Trazemos-lhe a mais avançada tecnologia de ponta de pesquisa, tornando muito simples a sua procura pelo imóvel perfeito no Algarve.

Veja mapas, classificados e detalhes das propriedades – tudo ao mesmo tempo
Mais de 300 detalhes padronizados de imóveis
Compare propriedades lado a lado
Grave as suas propriedades e pesquisas preferidas