Mensagem de aviso

The service having id "pinterest" is missing, reactivate its module or save again the list of services.

 
  • Ali-Po Best carpet and upholstery cleaning in the Algarve
  • Aimcliff Properties Algarve

Cozinha tradicional do Algarve

by Sun’s Dragon         

Sabia que...

Traditional Algarve Sardines

Foram imensos os ingredientes mostrados à Europa por parte dos exploradores portugueses, incluindo a pimenta, coentros, gengibre, caril e a paprica? Os atuais ingredientes básicos, como o chá, arroz, amendoins, tomates e batatas também partiram originalmente dos portos algarvios.

Perfeitamente imaculada no que toca à influência externa, a nossa cozinha típica portuguesa é um sem-fim de receitas passadas de geração em geração. No Algarve, a gastronomia contém peixe e moluscos apanhados na região, bem como especialidades de porco, galinha e animais de caça. Eis uma pequena seleção de alguns pratos tradicionais.

Frango à Piripíri

O piripíri é um molho ou óleo bem picante, com o qual se reveste e condimenta a carne enquanto esta é cozinhada – e quem visita a região tem de o provar pelo menos uma vez. Existem restaurantes de frango um pouco por todo o Algarve, onde a comida é tão deliciosa como barata. Os dois restaurantes mais famosos para provar esta iguaria só podem ser o Marufo, nos arredores de Quarteira, perto do mercado cigano de quarta-feira, e o Luís dos Frangos, em São Brás. Estes são estabelecimentos à moda antiga, com mesas compridas onde se pode sentar onde conseguir caber. Recomendamos que chegue cedo para evitar as filas de espera inevitáveis, seja ao almoço ou ao jantar.

Sardinhas

Outro famoso prato algarvio são as sardinhas, grelhadas até ficarem no ponto e servidas com batatas cozidas e salada montanheira, a qual tem tomate, cebola e pimento verde picado de forma muito fina. As porções e tamanhos variam dependendo do restaurante e da estação, mas pode ficar a contar com pelo menos 6 peixes no seu prato. Muitas pessoas ainda comem sardinha à maneira tradicional, colocando-a em cima de uma fatia de broa, comendo-a de um dos lados e depois virando-a ao contrário e comendo o outro lado, sobrando em cima da broa apenas a cabeça, cauda e esqueleto do peixe. Este processo é repetido até que todas as sardinhas tenham sido comidas e, só no fim, se come o pão embebido em óleo. Esta é uma arte local e um desafio para se dominar – mas no fim terá imensa diversão e uma mesa bem suja se o experimentar!

Traditional Algarve CataplanaCataplanas

As cataplanas são panelas algarvias moldadas em forma de amêijoa e com uma tampa articulada. Costumam ser feitas em bronze ou cobre, e os pratos tradicionais costumam ser cozinhados, servidos e comidos a partir delas. As iguarias de cataplanas de alguns restaurantes requerem um aviso de 24h de antecedência e a maioria é servida para duas pessoas. Os pratos variam entre peixe, marisco ou carne – ou até mesmo uma mistura de todos – e são famosos mundialmente. As cidades piscatórias, como Olhão, Portimão e Lagos servem pratos de cataplanas fantásticos, cozinhados com os vários peixes, marisco e lulas apanhados de fresco na mesma manhã.

Marisco

O alho está fortemente presente na nossa gastronomia e são muitos os pratos cozinhados com dentes de alho inteiros e ainda com casca. Vale bem a pena experimentar no Algarve o camarão à portuguesa – cozinhado ainda com casca, frito em azeite e manteiga, juntamente com dentes de alho, coentros e folhas de louro – servido a fumegar e acompanhado com pão da região. Os pratos com porco e amêijoas, ou apenas amêijoas ou berbigão, podem ser cozinhados de forma semelhante e são igualmente exóticos e deliciosos.

Traditional Portuguese stew

Guisados tradicionais

Os guisados são mais uma especialidade portuguesa e as pessoas percorrem dezenas de quilómetros todas as quintas-feiras para provar o guisado de cordeiro no restaurante Laranjeiros, nas montanhas acima de Vilamoura.

A famosa Jardineira – um guisado de carne de vaca e vegetais – é um dos pratos preferidos das gentes desta região, pois é bem tenro e repleto de sabor. Estes guisados costumam ser frequentemente o prato do dia nos restaurantes algarvios.

Receitas tradicionais algarvias

Se quiser experimentar cozinhar por si mesmo alguns pratos algarvios, o Turismo do Algarve fornece-lhe um guia completo da cozinha do Algarve, juntamente com imensas receitas nas categorias de Sopas, Peixe, Carne e Sobremesas. Mesmo que não esteja a pensar levar a cabo o desafio de cozinhar uma receita destas por si mesmo, estas irão proporcionar-lhe uma leitura interessante, enquanto que os ingredientes de alguns dos pratos poderão ser igualmente curiosos.

Viver no Algarve

Muitas pessoas mudam-se para o Algarve com as suas famílias, não penas por causa do sol fabuloso e das paisagens de ficar de queixo caído, mas também para desfrutar da hospitalidade das gentes do Algarve e da sua cozinha deliciosa e única.

Se quiser desfrutar deste estilo de vida, dê uma vista de olhos em propriedades à venda no Algarve.

Artigo fornecido por Meravista

A Meravista é o maior portal de imóveis do mundo dedicado exclusivamente ao Algarve. Trazemos-lhe a mais avançada tecnologia de ponta de pesquisa, tornando muito simples a sua procura pelo imóvel perfeito no Algarve.

Veja mapas, classificados e detalhes das propriedades – tudo ao mesmo tempo
Mais de 300 detalhes padronizados de imóveis
Compare propriedades lado a lado
Grave as suas propriedades e pesquisas preferidas