ver mais artigos:
Artigo fornecido por Meravista
A Meravista é o maior portal de imóveis do mundo dedicado exclusivamente ao Algarve. Trazemos-lhe a mais avançada tecnologia de ponta de pesquisa, tornando muito simples a sua procura pelo imóvel perfeito no Algarve.
Veja mapas, classificados e detalhes das propriedades – tudo ao mesmo tempo
Mais de 300 detalhes padronizados de imóveis
Compare propriedades lado a lado
Grave as suas propriedades e pesquisas preferidas
Locais de culto no Algarve: onde praticar a sua religião
Por Sun’s Dragon
Católicos
Sendo Portugal um país predominantemente católico, existem muitas igrejas católicas espalhadas pelo Algarve. Os dias de jejum e os dias santos são respeitados e muitas das procissões e festivais ocorrem nesses dias sagrados. Algumas vilas chegam a ter quatro igrejas nas suas pequenas paróquias, tal como a vila pitoresca de Estoi com as suas ruínas romanas antigas e o magnífico palácio cor-de-rosa – o Palácio de Estoi.
Muitas das igrejas no Algarve são incrivelmente bonitas, como é exemplo a Igreja de São Lourenço – uma obra-prima do período Barroco, localizada nos arredores de Almancil e encomendada pelos habitantes locais durante o século XVII. Estes dedicaram esta magnífica igreja a São Lourenço de Roma por ter respondido às suas preces por chuva.
A igreja mais antiga construída de propósito é a Igreja de São João Batista, localizada mesmo à saída de Lagos. Esta remonta a 1174 quando os Mouros dominavam a região e o governante local, ou Wali, permitiu que a igreja fosse construída na condição de que o fosse fora dos limites da cidade.
Protestantes
Nem todos os locais de culto são católicos e existem muitas religiões cristãs representadas na região. Entre estas, existem as seguintes religiões:
Anglicana
Irmandade Cristã
Evangélica
Batista
Adventista do 7º Dia
Testemunhas de Jeová
As missas são celebradas aos Domingos e são afixadas semanalmente notificações na imprensa local. Se estiver a hospedar estrangeiros, faculte-lhes o Algarve Resident (semanal) para que estes possam estar a par de informações atuais sobre acontecimentos religiosos.
Judaísmo
Apesar de não haver nenhuma sinagoga no Algarve, a pequena comunidade judaica celebra os eventos especiais e os dias santos com chás e encontros, geralmente organizados por Ralf Pinto, um líder e porta-voz local da comunidade judaica.
Islamismo
Já não existem mesquitas no Algarve, apesar de os Mouros terem conquistado a região e terem feito de Silves a sua capital. No entanto, muitas igrejas são construídas sobre as ruínas de mesquitas antigas. Daí que se use a expressão “construídas de propósito” para as igrejas que foram construídas em locais próprios.
Todas as cidades e aldeias têm pelo menos uma igreja, a qual remonta a vários séculos atrás, e tendo cada uma a sua própria e longa história. Seja qual for a sua orientação religiosa, irá aperceber-se que as gentes do Algarve são sempre amigáveis e hospitaleiras.