Mensagem de aviso

The service having id "pinterest" is missing, reactivate its module or save again the list of services.

 
HE Naturist Magazine advert
  • Ali-Po Best carpet and upholstery cleaning in the Algarve
  • Aimcliff Properties Algarve

Explore a Ria Formosa, uma das 7 Maravilhas de Portugal

by Almonds & Oranges         

Ria Formosa Greater FlamingosExplorar a Ria Formosa

Estendendo-se ao longo da costa Este do Algarve, desde Faro até à aldeia de Cacelha Velha, perto de Tavira, a Reserva Natural da Ria Formosa é um estuário lindíssimo e tranquilo, com lagoas de água doce e salgada, ilhas e pântanos.

Classificada como Parque Natural em 1987, os 170Km quadrados de lagoas únicas e absolutamente preservadas estendem-se ao longo de uma área que abrange os municípios algarvios de Loulé, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António. Tradicionalmente usada para a extração de sal, a área é agora abundantemente usada para a reprodução de moluscos, e o rio é um verdadeiro berço para muitas espécies de peixe.

Uma das Sete Maravilhas Naturais de Portugal

O Estuário e Parque Natural da Ria Formosa foi recentemente eleito como uma das Sete Maravilhas Naturais de Portugal e é um local que pode ser apreciado por pessoas de todas as idades. Os trilhos ao longo do parque são excelentes e seguros para uma caminhada, e existe também um calçadão ao longo de parte do pântano salgado. Muitas das áreas principais estão acessíveis a cadeiras de rodas, carrinhos de bebé, etc.

Ria Formosa Chameleon

Um refúgio para pássaros e espécies ameaçadas

Sem dúvida alguma, este é um paraíso para observadores de pássaros, sendo o parque reconhecido mundialmente como uma das áreas mais importantes no que toca a pássaros aquáticos. Aqui, as aves do Norte e Centro da Europa encontram o seu invernadouro; e as aves migratórias que viajam entre a Europa e África fazem aqui uma paragem. O Parque Natural da Ria Formosa é o único terreno confirmadamente propício à reprodução do raríssimo Frango-d’água-azul português, e dá abrigo a imensas espécies ameaçadas cujos habitats estão a desaparecer na Europa.

No parque, há esconderijos para pássaros e imensos pontos de observação. Mesmo que não seja apaixonado por pássaros, é impossível não ficar fascinado pelos flamingos majestosos ou algumas das espécies mais incomuns de patos. E tem ainda algumas plantas e vegetação únicas para observar ao longo dos pântanos salgados e das dunas de areia.

As espécies ameaçadas, tal como o cavalo-marinho e o camaleão também podem ser vistas ao longo da Ria Formosa. Na verdade, esta área tem a maior população de cavalos-marinhos do mundo. A Ria Formosa é também conhecida pelo Cão de Água português, uma raça oriunda do Algarve e que noutros tempos foi ensinada a conduzir os peixes até às redes dos pescadores, recuperar apanhas perdidas e redes estragadas, e para servir de correio entre dois barcos, ou entre um barco e a costa.

Este pequeno vídeo mostra-lhe, de forma geral, algumas das áreas e a vida selvagem encontrada nesta reserva natural tão incomum.

Ria Formosa walkway

 

Formas de explorar a Ria Formosa

Existem imensas formas aliciantes de explorar a Ria Formosa. É muito relaxante e interessante quando a descibrimos por nós mesmos, mas pode valer bastante a pena pagar para fazer parte de uma visita guiada a pé, de bicicleta ou de barco. Existem várias empresas que oferecem viagens informativas e, no que toca às viagens de barco, existem vários tipos de barcos à escolha. Poderá até andar de caiaque ao longo dos canais e pantanais, ou dar um passeio de segway em terreno mais sólido.

As visitas guiadas estão disponíveis ao longo da costa da Ria Formosa, incluindo todas as cidades de maior dimensão, como Faro, Olhão e Tavira. Todas estas cidades dispõem também de locais de património cultural e edifícios históricos que valem bem a pena visitar. A estância de golfe construída para esse mesmo propósito, na Quinta do Lago, também faz fronteira com a Ria e proporciona algumas das melhores caminhadas até Faro.

Outro aspeto a ser apreciado na Ria Formosa: os barcos de transporte até às ilhas. Algumas ilhas são inabitadas e não têm estradas ou carros. Outras são acessíveis através de uma ponte pedestre. Ao longo de tudo isto, há praias espetaculares que costumam estar menos lotadas que algumas daquelas encontradas nas cidades turísticas mais famosas.

Propriedades à venda ao longo da Ria Formosa

Existe uma vasta escolha de propriedades à venda nos municípios que circundam a Ria Formosa. Dê uma vista de olhos na oferta de propriedades que temos na nossa página, como por exemplo na Quinta do Lago, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António.

Artigo fornecido por Meravista

A Meravista é o maior portal de imóveis do mundo dedicado exclusivamente ao Algarve. Trazemos-lhe a mais avançada tecnologia de ponta de pesquisa, tornando muito simples a sua procura pelo imóvel perfeito no Algarve.

Veja mapas, classificados e detalhes das propriedades – tudo ao mesmo tempo
Mais de 300 detalhes padronizados de imóveis
Compare propriedades lado a lado
Grave as suas propriedades e pesquisas preferidas