Mensagem de aviso

The service having id "pinterest" is missing, reactivate its module or save again the list of services.

 
HE Naturist Magazine advert
  • Ali-Po Best carpet and upholstery cleaning in the Algarve
  • Aimcliff Properties Algarve

Pedralva: a Pérola da Costa Vicentina no Algarve

Se está a ler este artigo, é provável que esteja a planear vir até ao Algarve, ou até comprar uma propriedade na região. Foi isso mesmo que fez António Ferreira em 2006, só que a sua procura por uma casa de férias acabou por se tornar num projeto muito maior.

Pedralva village and flowers

Não lhe levaremos a mal se admitir que nunca ouviu falar de Pedralva. Não é um lugar de passagem ou um sítio que se encontre sem mais nem menos ao fazer turismo pelo Algarve. De facto, até o empresário António Ferreira ter dado nova vida às gastas ruas empedradas desta adeia perto de Vila do Bispo no oeste algarvio, era uma aldeia em ruínas. Os cerca de 200 habitantes desta antiga e próspera comunidade agrícola há muito que tinham partido, levando com eles a vida e a alma desta típica aldeia algarvia. Tudo o que restava eram sete casas e nove moradores, vivendo entre as ruinas tristes de muitas casas de pedra abandonadas.

Quando António Ferreira visitou Pedralva com a sua esposa, Filipa, em 2006 a ideia era investir numa casa de férias naquela região. Não tencionavam reconstruir praticamente toda a aldeia, depois de vender tudo o que tinham no Estoril, e mudar-se de armas e bagagens para Pedralva com os seus dois filhos.

A Visão

Se não tivesse sido a visão de António de uma Pedralva restaurada e devolvida à sua antiga glória, em vez de se tornar uma pérola algarvia, ter-se-ia tornado uma terra esquecida no mapa de Portugal.

Enquanto observava Pedralva com a sua mulher Filipa, sentado na velha e delapidada praça da aldeia, António imaginava como seria se fosse reconstruída. Ao constatar a localização privilegiada, no Parque Natural da Costa Vicentina, com percursos pedestres costeiros deslumbrantes e trilhos para andar de bicicleta, e a proximidade de praias de surf bem conhecidas, António apercebeu-se de que Pedralva tinha um potencial fantástico para um projeto de turismo rural. A maioria dos imóveis tinham sido deixadas ao abandono há muito tempo, por isso, localizar os proprietários e concretizar as vendas nem sempre foi fácil. Uma das vendas envolveu nada mais nada menos que 28 proprietários. Localizar proprietários que tinham acabado por se esquecer que possuíam uma casa em Pedralva também foi um desafio e tanto para António Ferreira. Começou por comprar duas pequenas casas, depois mais 12, e agora já é dono de mais de 30.

Além de um orçamento de 4 milhões de euros, e de um milhão de euros por parte do Concelho de Vila do Bispo, foram precisos dois anos, bem como muita dedicação, criatividade e trabalho árduo para recuperar a aldeia. António teve o cuidado de respeitar o máximo possível da traça original e de utilizar materiais genuínos, para que o estilo rústico original não se perdesse.

O renascimento da Aldeia da Pedralva

Em 2008, renascia uma nova Aldeia da Pedralva. Os resultados deste grandioso projeto de restauração imobiliária são notáveis. As casas rurais recuperadas, os novos restaurantes e mercearia, bem como o quintal e o pomar, contribuem todos para dar a esta aldeia o toque e atmosfera dos lugares tipicamente portugueses. Atualmente há cerca de 25 casas totalmente recuperadas, cada uma delas com o nome de uma bela praia da região. Estas casas destinam-se ao alojamento turístico e integram-se de forma natural no restante parque habitacional - algumas casas de habitação privadas.

A antiga escola converteu-se num espaço comum capaz de alojar 40 pessoas. É um espaço com vistas maravilhosas e muito versátil. Seria o lugar ideal para um workshop de arte ou de escrita criativa.

Pedralva pode soar a uma aldeia pacata, mas se quiser manter-se ativo terá muito por onde escolher, seja o surf, o ciclismo ou a pesca, as caminhadas, a observação de pássaros ou o golfe

Esta aldeia mágica é o cenário perfeito para umas férias no Algarve "real". Mas se tenciona comprar casa em Pedralva, irá descobrir que encontar uma propriedade à venda é como descobrir petróleo. No entanto, já vi casas à venda na aldeia e também lotes de terreno com licença de construção, por isso não desista e continue à procura. Se não se importar de viver nos arredores de Pedralva, há muitas localizações excelentes por perto, onde é mais provável que encontre uma boa seleção de imóveis disponíveis para venda. Procure em Vila do Bispo, ou em Bordeira e Barão de São João.

Artigo fornecido por Meravista

A Meravista é o maior portal de imóveis do mundo dedicado exclusivamente ao Algarve. Trazemos-lhe a mais avançada tecnologia de ponta de pesquisa, tornando muito simples a sua procura pelo imóvel perfeito no Algarve.

Veja mapas, classificados e detalhes das propriedades – tudo ao mesmo tempo
Mais de 300 detalhes padronizados de imóveis
Compare propriedades lado a lado
Grave as suas propriedades e pesquisas preferidas