Mensagem de aviso

The service having id "pinterest" is missing, reactivate its module or save again the list of services.

 
  • Ali-Po Best carpet and upholstery cleaning in the Algarve
  • Aimcliff Properties Algarve

Festivais de marisco no Algarve: 100% frescos e saborosos.

Por Sun’s Dragon         

Shellfish festival - mussels and cockles

O peixe, em todas as suas formas e feitios, é extremamente popular no Algarve. Existem imensos portos de pesca, bem como mercados de peixe, sendo esta iguaria um marco para a população costeira.

Festival do Marisco – Olhão

A maior e mais popular festa do marisco ocorre todos os anos em agosto, em Olhão, um pouco a Este de Faro. Apesar deste ser predominantemente um festival de marisco, não é por isso que muitos outros tipos de peixe não sejam também cozinhados e vendidos.

Um enorme espaço ao ar livre e bem em frente ao mar atrai muitos milhares de visitantes todos os anos e é, bem provavelmente, o maior evento gastronómico de todo o Algarve. Com mais de 100 barracas a vender um pouco de tudo, desde marisco a bacalhau, e em todas as formas típicas existentes, esta é uma experiência de fazer crescer água na boca a não perder. Por um preço muito baixo, entra-se no Mundo do Mar, em Olhão.

Olhão possui um dos maiores e melhores mercados de peixe da região – e aqui não há mãos a medir no que toca a exibir o que conseguem fazer com o famoso produto. Fazem-se cataplanas, paellas, caldeiradas e sopas de peixe por todo o lado; arroz de peixe e de marisco, bem como o tradicional arroz de tomate, nunca faltam.

Fresh clams

A Carne de Porco à Alentejana é de deixar água na boca, e os camarões grelhados com alho, os camarões tigre e os camarões cozidos à piri-piri, não ficam nem um pouco atrás. As ostras frescas (ao natural ou ligeiramente grelhadas), o berbigão, o mexilhão, as ameijoas e as navalheiras, juntam-se todos à festa para deleite dos presentes.

Os caranguejos recheados, os caranguejos de carapaça mole e as lagostas seduzem os amantes do marisco com as suas cores vibrantes. Os polvos e as lulas são preparados de formas diferentes em cada prato, e cada um é mais tentador que o outro. Não é por acaso que uma das iguarias locais são os chocos cozinhados na sua tinta preta – um prato predileto de tantos algarvios.

Há uma enorme oferta de bons vinhos e cervejas, bem como de refrescos para acompanhar todos os diferentes pratos. Todas as noites há animação com uma grande variedade de cantores e de bandas, alguns locais e outros bem famosos.

Para além de todas as barraquinhas de peixe, aqui há também muitas outras barracas que vendem doces e bolos tradicionais caseiros, bem como joias e outros tipos de artesanato.

Shellfish Festival - cooked clams

 

 

Marisco e muito mais – ao longo da região

Faro também tem a sua festa do peixe, a qual ocorre um pouco antes do de Olhão. Este é um festival de marisco com um total de 40 barraquinhas que oferecem o que de melhor Faro tem para oferecer. As montras de marisco são uma visão deslumbrante, e os cozinhados ao ar livre mostram exatamente o que vai para dentro de cada prato e como estes são preparados.

A entrada é gratuita e há animação ao vivo com música, cantigas e dança, bancas de artesanato e um verdadeiro ambiente festivo. As pessoas juntam-se nas imensas mesas ao seu dispor e fazem amizade com as pessoas à sua volta – algumas partilhando o vinho ou a cerveja que trouxeram de casa ou que compraram nas barracas.

Outras aldeias têm festas semelhantes, mas mais pequenas: esteja atento à imprensa local em agosto e setembro para mais informação.

Em setembro, Albufeira acolhe um Festival de Gastronomia, o qual inclui o Festival dos Pescadores, na Praia dos Pescadores.

As pessoas de todo o país e dos quatro cantos do globo planeiam a sua visita de forma a que esta coincida com estes festivais. Melhor ainda é viver no Algarve, onde pode desfrutar de todas as festas típicas que acontecem na região ao longo de todo o ano. Está a pensar mudar-se para o Algarve?

Veja a vasta seleção de imóveis no Algarve da Meravista!

Artigo fornecido por Meravista

A Meravista é o maior portal de imóveis do mundo dedicado exclusivamente ao Algarve. Trazemos-lhe a mais avançada tecnologia de ponta de pesquisa, tornando muito simples a sua procura pelo imóvel perfeito no Algarve.

Veja mapas, classificados e detalhes das propriedades – tudo ao mesmo tempo
Mais de 300 detalhes padronizados de imóveis
Compare propriedades lado a lado
Grave as suas propriedades e pesquisas preferidas