ver mais artigos:
Artigo fornecido por Meravista
A Meravista é o maior portal de imóveis do mundo dedicado exclusivamente ao Algarve. Trazemos-lhe a mais avançada tecnologia de ponta de pesquisa, tornando muito simples a sua procura pelo imóvel perfeito no Algarve.
Veja mapas, classificados e detalhes das propriedades – tudo ao mesmo tempo
Mais de 300 detalhes padronizados de imóveis
Compare propriedades lado a lado
Grave as suas propriedades e pesquisas preferidas
Dicas de jardinagem e ideias fantásticas para um jardim no Algarve
Por Sun’s Dragon
No Algarve, o verão é quente e seco, no inverno chove (mas não sempre) e o clima é ameno. Para quem vem de zonas mais frias ou de países com um clima mais rigoroso, pode ser muito diferente, pois estão habituados a estações do ano com variações climáticas mais acentuadas. Por isso, tenha cuidado, pois um belo relvado e canteiros bonitos requererem muito mais assistência e manutenção aqui no sul de Portugal.
No Algarve há muitos jardineiros amadores e entusiastas da jardinagem. No primeiro ano em que cultivaram o seu jardim observaram com interesse a forma como ele se desenvolveu. Ter um jardim enorme e frondoso é ótimo, mas a manutenção pode ser muito exigente, financeira e fisicamente. Assim que estes apaixonados pela jardinagem ficaram a conhecer bem o clima, as estações do ano, as plantas autóctones do Algarve e viram o custo da água e da manutenção, pensaram duas vezes sobre o tipo de jardim que queriam e podiam ter. Em muitos casos, os resultados foram, no mínimo, espetaculares: arrancaram-se os relvados, eliminou-se a irrigação e mudaram-se pedras de um lado para o outro.
O que é um Jardim Mediterrânico?
A ideia na base de um jardim mediterrânico é conferir beleza e cor ao seu jardim, mas com pouca manutenção e com pouca utilização de água. A principal característica deste género de jardim é o enfoque que dá às “paisagens rígidas”: pátios, terraços, gazebos, caminhos, passadiços e áreas revestidas com pedra. O paisagismo vegetal faz-se depois com a seleção adequada de plantas, arbustos e árvores.
Com alguma pesquisa, engenho e arte também poderá criar um lindo jardim mediterrânico, com plantas que se dão bem no Algarve e que são resistentes ao calor e à seca. As figueiras, as amendoeiras e as oliveiras não precisam ser regadas e são muito generosas a dar frutos. As árvores cítricas (laranjeiras, limoeiros, toranjeiras e tangerineiras) dão-se muito bem no Algarve pois quase não precisam ser regadas, dão frutos deliciosos e raramente perdem a cor.
Os meios e os fins
Os loendros ou oleandros são grandes e coloridos e dão-se bem em solos pobres; as passifloras são grandes trepadeiras, sobem por todo o lado, e produzem um efeito floral realmente espetacular, tal como o jasmim, com o seu perfume intenso (algumas variedades dão flor o ano inteiro). As gramíneas locais são robustas, resistentes a períodos de seca e muito vistosas quando colocadas no lugar certo. Os catos também são robustos, não precisam de água e têm uma enorme variedade de tamanhos e cores. Muitas pessoas não sabem que muitos catos dão flores com cores realmente fabulosas.
O rosmaninho e a latana adaptam-se muito bem a solos rochosos, dão imensa cor e têm um aroma fantástico. As roseiras crescem por todo o lado e precisam de muito pouca água, apesar de requerem muitos cuidados, dependendo da variedade. As buganvílias têm muitas cores diferentes e são lindas de morrer. Curiosamente, são plantas que também quase não precisam de água
Com estas e outras plantas poderá criar um cenário belíssimo, criando diferentes nichos no seu jardim. Utilize seixos e pedras coloridas, bem como pedras maiores, rochas e treliças, e integre plantas e árvores resistentes ao calor e a períodos de seca para conseguir ter um jardim cheio de cor o ano inteiro.
Encontra muita informação e muitas outras ideias na Mediterranean Gardening Association do Algarve. A MGA também o ajuda sobre espécies vegetais invasivas (não autóctones e nocivas) de Portugal, para que evite plantá-las e assim proteger o seu novo paraíso.
Alimente estas ideias
No Algarve pode cultivar frutas e vegetais fantásticos. Não se esqueça que os vegetais devem ser semeados ou plantados a tempo e horas, cada qual na sua época.
Ficará espantado com a quantidade de produtos hortícolas, tomates, curgetes, uma enorme variedade de couves, cebolas e muito mais que conseguirá obter do seu pedacinho de terra. Irão dar muito mais do que pensa e durar muito mais tempo do que poderia imaginar.
As ervas aromáticas também se dão muito bem no Algarve e não há nada melhor do que apanhar produtos frescos do seu quintal ou jardim para confecionar pratos ainda mais deliciosos.
Se não for grande coisa a cultivar o seu quintal, pode sempre ir apanhar frutos, ervas e outras plantas comestíveis pelos campos fora ou à beira dos caminhos, como por exemplo cogumelos, espinafres, espargos e agriões, para mencionar só alguns.
Se cultivar legumes não é a sua praia, pode sempre optar pela solução mais simples e plantar algumas oliveiras no seu jardim. Se gostar de desafios, pode sempre fazer o seu próprio azeite ou retalhar as suas próprias azeitonas. Outra alternativa são as amendoeiras: desenvolvem-se facilmente e dão uma flor lindíssima no final do inverno. A propósito, tem de ler a maravilhosa lenda das amendoeiras do Algarve.
Atividades ao ar livre
Viver no Algarve significa poder estar ao ar livre durante grande parte do ano, ter vasos cheios de plantas em flor ou plantas e ervas sempre verdejantes que podem ser regadas à mão. Tudo isto à volta do seu pátio ou ao redor do seu terraço, dando cor e profundidade ao espaço. É sempre bom ter uma ou duas plantas antimosquitos perto da zona de refeições ao ar livre, como a lavanda, por exemplo. Elas não só mantêm esses esvoaçantes à distância como também lhe perfumam o ar.
Divirta-se a criar bonitos jardins e espaços ao ar livre na sua casa para aproveitar ainda mais o clima fantástico do Algarve o ano todo!