Mensagem de aviso

The service having id "pinterest" is missing, reactivate its module or save again the list of services.

 
  • Ali-Po Best carpet and upholstery cleaning in the Algarve
  • Aimcliff Properties Algarve

O Algarve de relance - o que mais lhe interessa num só artigo

Quer esteja a viver o sonho de uma vida ou a desfrutar umas férias debaixo do sol, é sempre bom saber informações essenciais sobre o local onde estiver. Este guia rápido fornece-lhe algumas informações úteis sobre o Algarve.

Fuso horário: Portugal continental encontra-se no fuso GMT (Greenwich Meantime), também conhecido como WET (Western European Time) e UTC (Coordinated Universal Time). Portugal conta com mudanças horárias, e os relógios avançam 1 hora na primavera e atrasam 1 hora no outono.

Clima do Algarve

Algarve at a glance

O Algarve é popular tanto no verão como no inverno, pois é banhado por 300 dias de sol ao longo de todo o ano, com um clima temperado nos meses de inverno e um clima bem quente no verão. Com as temperaturas médias a rondar os 15˚C no inverno, os verões tendem a rondar os 20-e-muitos ou os 30-e-poucos. O Algarve é um destino muito popular de golfe e de sol de inverno, e conta com um elevado volume de turistas provenientes de todo o mundo – particularmente ao longo das zonas costeiras.

Apesar de haver menos chuva no Algarve que no resto do país, as chuvas ocorrem de Outubro a Abril, sendo Março e Abril os meses tipicamente mais húmidos.

Roupa e proteção

Recomenda-se algodão leve durante os dias quentes de verão, enquanto que no inverno talvez possa precisar de um casaco ou camisola leves. Pode ficar fresco de noite. Os residentes locais acham que o clima de inverno é frio e costumam agasalhar-se mais. Se estiver a trabalhar, uma indumentária formal-casual é a norma aqui.Beachgoers in Lagoa

As roupas de praia são completamente normais nas praias e em estabelecimentos à beira da praia, mas, em termos gerais, deverá cobrir-se um pouco mais quando deixa a zona da praia ou da piscina.

Até no inverno, o clima durante o dia pode ficar bem quente e os escaldões não são nada incomuns. Use protetor solar ao longo de todo o ano. Se um dia começar húmido e nublado, há uma grande probabilidade de algumas horas depois o sol estar a sorrir outra vez para si.

À medida que o sol nasce ou se põe, pode contar com mosquitos. E se tiver o tipo de pele doce que os atrai, então certamente irá querer usar um spray ou creme de proteção. Felizmente, o Algarve não sofre de doenças transmitidas por mosquitos, como a malária.

Horários de funcionamento:

Ao longo do Algarve, a maioria das lojas e negócios fecham para almoço. Isto poderá precisar de algum tempo de habituação, se estiver acostumado a horários sem interrupções. Atente que os horários de abertura de algumas lojas poderão variar entre os meses de verão e de inverno, principalmente nas zonas turísticas, pois muitas lojas ficam abertas o dia todo durante a época alta.

  • Bancos: 08h30 até às 15h00 – fechados aos fins-de-semana e feriados. A maioria dos bancos fecham para almoço durante uma hora, mas o horário varia.
  • Farmácias: 09h00 até às 13h00 e das 15h00 até às 19h00, de segunda a sexta; e das 09h00 às 13h00 ao sábado. A imprensa local indica também quais farmácias estão abertas para emergências.
  • Correios: 08h30 até às 18h00 – fechados aos fins-de-semana e feriados. Os postos de correios nas pequenas cidades costumam fechar para almoço.
  • Lojas: 09h00 até às 13h00 e das 15h00 até às 19h00, de segunda a sexta; e das 09h00 até às 13h00 ao sábado.
  • Supermercados: 08h00 até às 21h00 – fecham no Dia do Trabalhador, Natal e Ano Novo.
  • Centros Comerciais: 10h00 até às 23h00.

Para sua segurança

Apesar de o Algarve continuar a ser um dos locais mais seguros da Europa, continua a ser sensato tomar as devidas precauções contra carteiristas, assaltantes e ladrões.

As áreas mais atribuladas são o local ideal para os carteiristas, enquanto que as áreas mais pacatas funcionam bem para os assaltantes. As janelas abertas são uma oportunidade para ladrões – proteja-se ao assegurar que tanto a sua casa como o seu carro se encontram seguramente trancados e que as janelas estão fechadas. Certifique-se também que as suas portas e janelas estão fechadas se estiver no jardim ou a desfrutar do seu tempo na piscina.

Os ladrões não costumam roubar casas que têm um cão ou dois, pois os cães são um bom e atempado sistema de alerta se algum estranho ousar aproximar-se da sua propriedade. Ter um sistema de alarme na sua propriedade é também uma boa forma de deter potenciais assaltantes.

Serviços religiosos

Os horários e locais de devoção variam e poderá encontrar uma lista detalhada na sua Junta de Freguesia local, com informações tanto em português como em inglês. Sendo Portugal um país predominantemente católico, este conta com imensos dias de santos, os quais são respeitados e honrados em festivais e procissões religiosas que ocorrem regularmente. Descubra mais sobre igrejas e locais de devoção no Algarve.

Restaurantes, cafés e bares

Carvoeiro restaurant

A maioria dos restaurantes encontra-se aberto para almoço das 12h00 às 15h00, e para jantar das 19h00 às 22h00 – mas os horários podem variar, pelo que é melhor confirmar antecipadamente. Durante a estação de verão e principalmente nas zonas turísticas, muitos restaurantes e cafés encontram-se abertos todo o dia para receber pequenos-almoços, almoços e jantares. Atente que muitos restaurantes fecham um dia por semana – normalmente à segunda-feira – pelo que é sensato apontar quando poderão estar fechados os seus restaurantes preferidos.

As bebidas alcoólicas costumam ser geralmente mais baratas aqui do que em muitos outros países, e tradicionalmente os portugueses costumam desfrutar de um ou dois copos de vinho à refeição, geralmente seguida de um copo de vinho do porto ou de um brandy. Muitos restaurantes oferecem um prato do dia a um preço bem reduzido, o qual inclui pão tradicional e azeitonas como entrada, um prato principal, uma sobremesa ou fruta, e inclui vinho e/ou água e café no fim.

Os preços variam, mas dependendo do estabelecimento, poderá contar obter este excelente menu por 7€ a 10€.

Atente que o pão, as azeitonas e, por vezes, outros itens, costumam ser deixados na sua mesa quando se senta. Saiba que, apesar de estes serem baratos, não são gratuitos, e você não é obrigado a consumi-los. Saiba mais sobre comer fora no Algarve e a cozinha tradicional.

A maioria dos cafés e bares estão abertos durante todo o dia, 7 dias por semana. Abrindo, normalmente, por volta das 10h00 ou 11h00, a maioria costuma ficar aberta até que o o último cliente tenha saído. Os bares nas cidades de maiores dimensões e turísticas, tendem a ficar abertos até muito tarde ao fim-de-semana.

A maioria das aldeias e vilas tem um salão de dança frequentado principalmente pelos habitantes locais. Os expatriados que lá vão são feitos sentir em casa e é-lhes ensinado a dançar as danças locais.

Suplementos para bebés

It is advisable to feed a baby

Pode ser um pouco preocupante se levar o seu bebé para o estrangeiro e todas as marcas forem diferentes, e as informações estiverem todas escritas apenas numa língua estrangeira. Aqui tem uma lista dos nomes portugueses de suplementos para bebés para o ajudar a encontrar o que precisa.

Cow & Gate Premium, Plus and Step Up: Nutrilon 1, 2 & 3

Comfort 1 & 2:                                         Omneo 1 & 2

Bebés com refluxo ácido:                        Nutrilon AR 1 & 2

Bebés alérgicos a laticínios:                    Nutrilon HA 1 & 2

Aptamil First, Extra Hungry & 3:               Aptamil 1, 2 & 3

Fraldas:                                                   Dodot

Praias e Marinas

Fantasy beaches in the Algarve

De momento existem 69 praias ao longo da costa Algarvia que ostentam a Bandeira Azul, assegurando ao seu conforto e segurança, e muitas destas tendo acesso para pessoas com mobilidade reduzida. Irá encontrar muito mais praias incríveis com areias douradas, lojas, bares e restaurantes para satisfazer as suas necessidades, e ainda outras tantas que estão desertas. Há também praias de nudismo para aqueles que gostam de desfrutar de um bronze de corpo inteiro.

Há quatro marinas principais: Vilamoura, Portimão, Albufeira e Lagos, bem como marinas de menores dimensões noutras cidades. Para além de oferecerem um porto seguro e um sem-fim de barcos para que se possa fazer ao mar, as quatro principais marinas contam com a distinção da Bandeira Azul. Estas têm imensas lojas, restaurantes e outras instalações. A maioria tem também praias fascinantes e pistas de golfe nas redondezas.

Atividades

Algarve golfing activities

O Algarve oferece uma grande quantidade de atividades, tanto para adultos como para crianças. Pode pôr-se a mexer numa caminhada ou num passeio de bicicleta, ser como peixe na água ao desfrutar dos imensos desportos aquáticos, ou desfrutar de um passeio a cavalo ou barco. Para os golfistas, o Algarve é famoso pela sua abundância de campos: com mais de 39 campos de golfe espalhados pela região, onde quer que esteja, nunca está longe de um deles.

Explore as reservas naturais, como a Ria Formosa, ou nade em nascentes frescas e naturais em locais como o Sítio das Fontes. Para mais entretenimento, experimente o go-karting, os parques aquáticos e o kite surfing. As possibilidades são infinitas!

Artigo fornecido por Meravista

A Meravista é o maior portal de imóveis do mundo dedicado exclusivamente ao Algarve. Trazemos-lhe a mais avançada tecnologia de ponta de pesquisa, tornando muito simples a sua procura pelo imóvel perfeito no Algarve.

Veja mapas, classificados e detalhes das propriedades – tudo ao mesmo tempo
Mais de 300 detalhes padronizados de imóveis
Compare propriedades lado a lado
Grave as suas propriedades e pesquisas preferidas