Mensagem de aviso

The service having id "pinterest" is missing, reactivate its module or save again the list of services.

 
  • Ali-Po Best carpet and upholstery cleaning in the Algarve
  • Aimcliff Properties Algarve

Vender a sua propriedade – Agente imobiliário ou você mesmo?

Algarve home for salePortanto, decidiu vender a sua propriedade. É uma grande decisão e não deve ser tomada de ânimo leve. Agora que tomou essa decisão, precisa perceber exatamente como a pretende vender. Irá usar uma agência imobiliária tradicional ou irá tentar vendê-la você mesmo? Ou talvez usar uma empresa de publicidade online? Quanto tempo tem disponível? Irá estar em casa para receber os potenciais compradores? Existem bastantes opções e terá de ponderar cuidadosamente qual delas funciona melhor para si.

Agente Imobiliário Tradicional

Antes de decidir em quem confia para vender o seu imóvel, procure bem e não opte imediatamente pela primeira grande empresa que lhe aparecer à frente só porque tem ótima reputação. Peça recomendações a amigos e procure na internet por agências que tenham uma presença visível. Hoje em dia, o marketing online às propriedades é crucial. Como tal, se uma empresa não fizer um bom trabalho a publicitar-se a si mesma, talvez façam um trabalho igualmente mau a publicitar o seu imóvel.

Using and Estate Agent to sell your Portugal Property

Verifique como pretende o agente vender a sua propriedade, qual o tipo de publicidade que será usado, qual o tipo de audiência que irá tentar atingir, e quanta experiência têm. Certifique-se que assim que se registar numa agência, o seu imóvel é tratado por alguém com experiência. É muito importante que o agente responsável por organizar as visitas à sua propriedade esteja completamente consciente de tudo sobre a sua casa e as redondezas.

Ter uma fotografia e uma descrição do seu imóvel na montra de uma loja e/ou um anúncio no jornal local já não funciona mais. O primeiro local onde os potenciais clientes procuram hoje em dia é na internet, pelo que deve certificar-se de que o seu agente irá também colocar lá a sua propriedade. Veja a página web do agente para perceber o quão bem funciona e quão facilmente consegue encontrar lá o seu imóvel. Descubra se também anunciam propriedades noutras páginas. Lembre-se sempre que você é que é o cliente e você é que paga os honorários.

Assim que tiver escolhido o seu agente e estiver confiante que este sabe o que faz, deixe-o fazer o que este faz melhor. No entanto, mantenha-se a par dos procedimentos e certifique-se que ele faz tudo o que é possível fazer para espalhar a sua propriedade pelo mundo e não a deixar ficar estagnada nos registos.

Honorários

Os honorários dos agentes imobiliários variam de país para país e costumam ser calculadas com base numa percentagem do preço venda. Lembre-se que existem sempre honorários acrescidos, tal como impostos de transações, taxas de registo, impostos, etc. É aconselhável pesquisar bem para que saiba exatamente o que irá cobrar um agente e qual será o custo total de uma venda no seu país natal. Descubra se todos os honorários são pagos pelo vendedor, pelo comprador ou divididos entre ambos. Poucos países têm honorários-padrão fixos, pelo que vale bem a pena procurar os melhores preços para que possa poupar ao máximo.

Agente Imobiliário Online

Este é um conceito relativamente novo e, até agora, parece ser mais comum no Reino Unido que noutras partes da Europa. Por um valor pré-acordado, pago antecipadamente e na ordem das £445 até às £1295 (no Reino Unido), a agência irá vender a sua propriedade ao publicitá-la em várias páginas web. Dependendo da taxa que acordou pagar, esse agente imobiliário online irá fazer todo o trabalho legal que um agente tradicional faria. Também poderá tratar de tirar fotografias à sua propriedade e agendar as visitas dos potenciais clientes. Certifique-se que lê as letras pequenas e que faz imensas questões antes de assinar através da internet, no caso de haverem custos adicionais ou escondidos.

Vender a sua própria propriedade

Putting your house on the market yourself in Portugal

Isto poderá acabar por ser bem mais barato que recorrer a uma agência imobiliária, mas prepare-se para fazer tudo por si mesmo, incluindo: publicidade, tratar das fotografias e/ou um vídeo, receber os potenciais clientes e contratar um solicitador ou um oficial de registo de títulos especializado em imobiliário, para tratar de todas as questões legais envolvidas. Esta opção é apenas viável se tiver mesmo disponível para tratar de todo o trabalho envolvido na publicidade e venda da sua propriedade.

Coisas importantes a lembrar:

  • As fotografias deverão ser de alta qualidade e não apenas das vistas fantásticas que tem, mas sim do imóvel em si – interior e exterior.
  • Quantas mais fotografias e informação fornecer, maior é a probabilidade de conseguir uma venda rápida.
  • Um vídeo ou uma apresentação fotográfica em 360’ irá ajudar a atrair mais visitantes.
  • Uma planta da casa é essencial para os potenciais clientes.
  • Seja descritivo e use adjetivos (grande, luminoso, ensolarado, moderno, etc.) para “vender” a propriedade.
  • Indique as melhores comodidades da zona, tal como escolas, transportes públicos, parques, etc.

Seja qual for a forma que escolher para vender o seu imóvel, está a caminho de uma grande mudança na sua vida. Quer vá para uma casa maior ou menor, mudar de país ou apanhar um cruzeiro durante um ano, conseguir esta venda será crucial para o resto dos seus planos. Boa sorte!

Artigo fornecido por Meravista

A Meravista é o maior portal de imóveis do mundo dedicado exclusivamente ao Algarve. Trazemos-lhe a mais avançada tecnologia de ponta de pesquisa, tornando muito simples a sua procura pelo imóvel perfeito no Algarve.

Veja mapas, classificados e detalhes das propriedades – tudo ao mesmo tempo
Mais de 300 detalhes padronizados de imóveis
Compare propriedades lado a lado
Grave as suas propriedades e pesquisas preferidas