Mensagem de aviso

The service having id "pinterest" is missing, reactivate its module or save again the list of services.

 
  • Ali-Po Best carpet and upholstery cleaning in the Algarve
  • Aimcliff Properties Algarve

Como acomodar os seus animais quando se mudar para Portugal

Quando chegar a Portugal, irá provavelmente ter imensas coisas que o irão deixar ocupado. Mas não se esqueça dos seus animais de estimação. Estes também irão precisar de tempo para se familiarizarem e adaptarem aos seus novos arredores. É sensato pesquisar de antemão, de forma a saber que tipo de cuidados para animais de estimação precisa integrar nos seus planos quando se mudar para Portugal.

Documentos e registo

Pets enjoying Portugal

Em Portugal, os cães são obrigados a ter um microchip e a serem registados na Junta de Freguesia local. O registo tem de ser renovado a cada ano. Ser-lhe-á emitido um certificado que deverá trazer consigo sempre que andar na rua com o seu cão.

Certifique-se que a sua nova morada é transferida para a papelada do microchip de todos os seus animais de estimação, e o mais cedo possível. Se o seu animal de estimação se perder, o registo do microchip é crucial para ajudar a encontrá-lo. O seu veterinário pode também atualizar o sistema português de registo de microchips, adicionando-lhe os seus novos detalhes.

Veterinários e vacinas

Give that cat a shot

Register with a veterinary clinic in your new area. You’ll find many expats have pets, so getting a recommendation won’t be difficult. Vet fees can vary considerably, so make sure you find out how much they charge before you register. Some local vets will make home visits which is particularly handy if you have a number of pets in need of vaccinations. In some areas, you’ll find that the council arranges for a vet to hold an open clinic periodically, for inoculations and advice. There is a small fee, but if you’re prepared to go along and wait in line, you’re likely to reduce your vet bills.

Alterações de ambiente

Viver num país e clima diferente significa que os seus animais de estimação poderão estar expostos a riscos novos ou adicionais. Para além das vacinas normais, obrigatórias e recomendadas, é também aconselhável que use produtos especializados, tal como pipetas e coleiras que protegem os cães e gatos contra as pulgas, piolhos e carraças. A febre da carraça é comum em Portugal, pelo que vale a pena dar aos cães e gatos essa proteção extra.

Em certas regiões de Portugal há doenças recorrentes que afetam os cães, as quais poderá nunca ter encontrado no país onde vivia anteriormente. A leishmaniose é uma doença transmitida através das picadas da mosca da areia. Este nome é enganador, pois as moscas da areia não vivem na areia, mas sim em áreas verdes. Tal como os mosquitos, elas tendem a aparecer ao entardecer e de madrugada, e apenas em alturas específicas do ano.

Vaccinating your pets in Portugal

Você pode vacinar o seu cão contra a leishmaniose recorrendo a um conjunto de três injeções, seguidas de um reforço anual. Estas injeções não são baratas e, mais uma vez, vale a pena procurar os melhores preços. A única coleira contra pulgas que oferece alguma proteção contra a leishmaniose chama-se “Scalibor”. É excelente para proteger a maioria das raças, mas saiba que não é adequada para animais que tenham pouco pelo na zona da garganta, tal como os Greyhounds e algumas raças miniatura. Nota: se um cão contrair leishmaniose, esta pode ser controlada com medicação, mas não pode ser curada.

Ajustar ao clima

Os cães, em particular, irão precisar de se ambientar às alterações de temperatura. Se o seu cão não estiver habituado ao calor, poderá desidratar-se rapidamente. Irá precisar de certificar-se de que os seus cães estão frescos e têm acesso a imensa água fresca. Se o seu cão tiver tendência a ficar no exterior, certifique-se que tem imensa sombra. Se levar o seu cão a passear consigo, lembre-se de que não importa quantas janelas deixar abertas, nunca é seguro deixar um cão dentro de um carro quando o tempo estiver quente.

Keeping your dog cool in the Algarve

Deixe o seu cão descansar durante as horas quentes do dia e ajuste a sua rotina, de forma a que os passeios e as brincadeiras ocorram quando está mais fresco. Uma toalha fresca e húmida irá acalmar um cão ofegante e cheio de calor. Ou, melhor ainda, um mergulho numa piscina ou no mar, se ele gostar de nadar. Pode também verter água fresca por cima do seu cão ou molhá-lo com uma mangueira do jardim.

Os gatos, geralmente, têm pelo espesso e também tendem a sofrer com o calor. Certifique-se de que estes têm um lugar fresco e escuro dentro de casa, onde possam dormir a sesta quando estiver calor.

Os animais de estimação de tamanho mais pequeno, tal como os coelhos e os porquinhos da índia precisam de sombra durante as horas de maior calor, bem como acesso a imensa água fresca. Certifique-se de que as gaiolas e as jaulas estão à sombra.

Perdido!

Se o seu animal de estimação se perder, existem várias coisas que pode fazer. Primeiro, contacte a sua Junta de Freguesia e as suas empresas de registo de microchips, informando-os que o seu animal de estimação desapareceu. Depois, use as redes locais de animais de estimação perdidos para obter ajuda para o encontrar. Procure online por páginas web de animais de estimação perdidos noutras regiões de Portugal.

Online: A Lost Pets Algarve conta também com dicas excelentes sobre como começar a busca por um animal de estimação perdido.

No Facebook: Missing Pets Algarve

Dê casa a um cão

Se estiver a pensar adotar um animal de estimação em Portugal, então vale bem a pena fazer primeiro uma visita a um dos centros de acolhimento de animais para ver se poderia dar casa a um dos imensos animais abandonados que têm ao seu cuidado. Existem centenas e cães e gatos abandonados disponíveis para adoção em Portugal. Alguns santuários para animais também procuram casas para burros e cavalos.

Artigo fornecido por Meravista

A Meravista é o maior portal de imóveis do mundo dedicado exclusivamente ao Algarve. Trazemos-lhe a mais avançada tecnologia de ponta de pesquisa, tornando muito simples a sua procura pelo imóvel perfeito no Algarve.

Veja mapas, classificados e detalhes das propriedades – tudo ao mesmo tempo
Mais de 300 detalhes padronizados de imóveis
Compare propriedades lado a lado
Grave as suas propriedades e pesquisas preferidas